Diversão e Arte

Escritor brasileiro Silviano Santiago vence Prêmio Oceanos de literatura

O escritor e quadrinhista Lourenço Mutarelli e a escritora, professora e roteirista Lucimar Mutarelli, anunciaram os vencedores

postado em 09/12/2015 12:00

Escritor e crítico, Silviano Santiago

O brasileiro Silviano Santiago, 79 anos, foi o vencedor do Prêmio Oceanos de literatura (antigo prêmio Portugal Telecon). A premiação foi divulgada nesta terça-feira (8/12).

Concorriam na categoria importantes escritores como suas respectivas obras: Alcides Villaça e "Ondas Curtas" (Cosac Naify); André Vallias e "Totem" (Cultura e Barbárie); Chico Buarque e "O Irmão Alemão" (Companhia das Letras); Estevão Azevedo e "Tempo de Espalhar Pedras" (Cosac Naify); Flavio Cafiero e "Dez Centímetros Acima do Chão" (Cosac Naify); Luci Collin e "Querer Falar" (7Letras); Marília Garcia e "Um Teste de Resistores" (7letras); Rodrigo Naves e "A Calma dos Dias" (Companhia das Letras); Sérgio Sant;Anna e "O Homem-Mulher" (Companhia das Letras); Elvira Vigna e "Por Escrito" (Companhia das Letras), que ficou com o segundo lugar da premiação; Alberto Mussa e "A Primeira História do Mundo" (Record), terceiro colocado; e Glauco Mattoso e "Sacola de Feira" (nVersos), em quarto lugar.

Silvano Santiago venceu com sua obra Mil Rosas Roubadas (Companhia das Letras) e ganhou o valor de R$ 100 mil. Além de romancista, o escritor também é crítico e professor de literatura brasileira. Possui mais de 30 livros publicado, incluindo as suas obras de poesia, ensaios, contos e romances, além de participações em antologias literárias e coletâneas que organizou. Formado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais, fez doutorado em Letras na Université Paris-Sorbonne, em 1968, e foi professor visitante e investigador em universidades dos Estados Unidos, Canadá e Brasil.

Mil Rosas Roubadas

O livro parte do encontro entre dois adolescentes em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, em 1952. Sessenta anos depois, um deles, o produtor cultural Zeca, agoniza num hospital, enquanto o outro, um professor aposentado de História, descreve a trajetória do "amigo inseparável" para se lembrar da sua própria vida.

Oceanos

O prêmio da literatura portuguesa foi entregue pela primeira vez em São Paulo. Tem organização do Instituto Itaú Cultural e substituiu o antigo Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação