Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Entenda o que é a Força que move a franquia Star wars

Correio prepara guia para quem não familiarizado com a saga



Se você nunca assistiu a nenhum filme de Star wars e, quando pensa na saga, só o que vem à mente é um robô branco, um velhinho verde, espadas que brilham e Dath Vader (cujo nome não remete a nada, além da roupa preta e da máscara icônica), chegue mais perto porque estamos falando com você.

Para começar, entenda o básico: a saga Star wars está dividida em duas trilogias e a ordem de lançamento dos filmes não segue a cronologia dos acontecimentos.

[FOTO609713]
A primeira corresponde aos episódios IV (Uma nova esperança), V (O Império contra-ataca) e VI (O retorno do Jedi) e conta a jornada de Luke Skywalker (sequência que começou a ser gravada nos anos 1970), enquanto a segunda perpassa a transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader nos episódios I (A ameaça fantasma), II (Ataque dos clones) e III (A vingaça do Sith), gravada depois de 1999.
Agora, O despertar da força inicia a terceira trilogia que retratará a história da galáxia após a queda do Império.

De Anakin a Darth Vader
Os dois são a mesma pessoa em diferentes momentos. No começo da história, contada na segunda trilogia, quem aparece é Anakin Skywalker, um menino pobre que vive com sua mãe em um planeta de areia e não sabe quem é seu pai. Depois de uma visita de um mestre Jedi, ele é reconhecido como alguém que tem uma conexão intensa com a Força. Anakin é treinado por Obi Wan Kenobi e se mostra um talentoso aprendiz.
Após a morte de sua mãe, Anakin passa a temer pela vida de seus amados, especialmente de Padmé Amidala, senadora da república por quem ele se apaixona. É esse medo que o torna suscetível à influência do lorde Sith, Darth Sidious, que integra o senado sob o nome de Palpatine. O Sith acaba o convertendo Anakin para o lado negro da força.
Após ter sido tomado pelo lado negro e se transformado em Darth Vader, ele enfrenta Obi Wan Kenobi em uma das batalhas mais emocionantes da franquia. O antigo mestre o derrota, o deixando sem pernas e com o corpo quase todo queimado. Palpatine resgata Vader e, após uma série de cirurgias, todos os traços de Anakin Skywalker são apagados e ele passa a ter a aparência pela qual Vader ficou conhecido.

A Força

A energia que une todas as coisa vivas e não vivas do universo. Uma espécie de poder que envolve todas as coisas e habita dentro delas. Alguns seres nascem com a força mais latente dentro de si, uma energia viva que se armazenam nas células do corpo desde o nascimento.
Jedis e Siths

Os Cavaleiros Jedis são os guardiões do lado branco da força, que têm habilidades de operá-la para buscar a paz e o equilíbrio. Diferentemente dos Siths, os Jedis são movidos pela racionalidade.

Do lado sombrio da força estão os Siths. Guiados pela paixão, eles são caracterizados pela ambição e por formas brutais de tentar alcançar o poder sem limites. O código Sith diz: ;Paz é uma mentira, só existe paixão. Por meio da paixão, ganho força. Da força, eu ganho poder;.

Império

No começo da história, o universo vive sob o regime da República, organizada por senadores de vários planetas e espécies alienígenas e protegida pelos Cavaleiros Jedis. Até que o senador Palpatine dá um golpe de estado e instaura o Império, guiado pelo lado negro da força. Na empreitada e no controle das galáxias, Darth Vader é o braço direito do Imperador e peça indispensável para este se manter no poder.

Mestre Yoda

O grande mestre dos Jedis e o maior inimigo do Império, é Yoda: um alien de 66 centímetros, com mais de 900 anos e um dos últimos de sua espécie. Durante a República, comandava o Conselho Jedi, que era filiado ao Senado, e é o maior representante do lado branco da força.

Quando o Império se instaura, na primeira trilogia, Yoda se esconde na borda da galáxia, onde eventualmente treina Luke Skywalker, filho de Anakin. No começo do episódio VI, Yoda é o último Jedi vivo. Quando morre, de forma consentida, ele se torna ;one with the Force; (a própria força).

Stormtroopers

São o batalhão de combate do Império, formado por soldados de elite (que erram todos os tiros) clonados de um caçador de recompensas. Ainda na República, o então senador Palpatine encomenda clones para constituir o exército de combate aos droids separatistas. Os Jedis, apesar de filiados ao Senado, são responsáveis mais pela estratégia de combate que pelo confronto direto.

O que ninguém desconfia é que Palpatine tem um plano mirabolante por trás da empreitada, o chamado Ordem 66. Durante a batalha, ele consegue manipular os dois exércitos para exterminar os Jedis. Os Clones e Droids remanescentes tornam-se os Stormtroopers.

Contextualização

Para quem vai se aventurar a assistir ao novo filme sem ter visto nenhum dos anteriores, aqui vai uma informação essencial: Darth Vader está morto (a notícia não é nenhum spoiler).

Ao fim do episódio VI, O retorno do Jedi, antecessor direto de O despertar da força, Dath Vader se sacrifica para matar o Imperador. Depois de ter sido enganado por ele e se tornado o maior representante do lado negro da força, é desta forma que Vader se redime de todo o mal que fez e tenta trazer de volta harmonia ao universo. Quando morre, ele retorna à força em sua forma original - de Anakin - e reaparece algumas vezes como fantasma.