Diversão e Arte

Entenda o que é a Força que move a franquia Star wars

Correio prepara guia para quem não familiarizado com a saga

postado em 10/12/2015 15:00
Correio prepara guia para quem não familiarizado com a saga

Se você nunca assistiu a nenhum filme de Star wars e, quando pensa na saga, só o que vem à mente é um robô branco, um velhinho verde, espadas que brilham e Dath Vader (cujo nome não remete a nada, além da roupa preta e da máscara icônica), chegue mais perto porque estamos falando com você.

Para começar, entenda o básico: a saga Star wars está dividida em duas trilogias e a ordem de lançamento dos filmes não segue a cronologia dos acontecimentos.

[FOTO609713]
A primeira corresponde aos episódios IV (Uma nova esperança), V (O Império contra-ataca) e VI (O retorno do Jedi) e conta a jornada de Luke Skywalker (sequência que começou a ser gravada nos anos 1970), enquanto a segunda perpassa a transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader nos episódios I (A ameaça fantasma), II (Ataque dos clones) e III (A vingaça do Sith), gravada depois de 1999.
Agora, O despertar da força inicia a terceira trilogia que retratará a história da galáxia após a queda do Império.

De Anakin a Darth Vader
Correio prepara guia para quem não familiarizado com a saga
Os dois são a mesma pessoa em diferentes momentos. No começo da história, contada na segunda trilogia, quem aparece é Anakin Skywalker, um menino pobre que vive com sua mãe em um planeta de areia e não sabe quem é seu pai. Depois de uma visita de um mestre Jedi, ele é reconhecido como alguém que tem uma conexão intensa com a Força. Anakin é treinado por Obi Wan Kenobi e se mostra um talentoso aprendiz.
Após a morte de sua mãe, Anakin passa a temer pela vida de seus amados, especialmente de Padmé Amidala, senadora da república por quem ele se apaixona. É esse medo que o torna suscetível à influência do lorde Sith, Darth Sidious, que integra o senado sob o nome de Palpatine. O Sith acaba o convertendo Anakin para o lado negro da força.
Após ter sido tomado pelo lado negro e se transformado em Darth Vader, ele enfrenta Obi Wan Kenobi em uma das batalhas mais emocionantes da franquia. O antigo mestre o derrota, o deixando sem pernas e com o corpo quase todo queimado. Palpatine resgata Vader e, após uma série de cirurgias, todos os traços de Anakin Skywalker são apagados e ele passa a ter a aparência pela qual Vader ficou conhecido.

A Força

A energia que une todas as coisa vivas e não vivas do universo. Uma espécie de poder que envolve todas as coisas e habita dentro delas. Alguns seres nascem com a força mais latente dentro de si, uma energia viva que se armazenam nas células do corpo desde o nascimento.
Jedis e Siths

Os Cavaleiros Jedis são os guardiões do lado branco da força, que têm habilidades de operá-la para buscar a paz e o equilíbrio. Diferentemente dos Siths, os Jedis são movidos pela racionalidade.

Do lado sombrio da força estão os Siths. Guiados pela paixão, eles são caracterizados pela ambição e por formas brutais de tentar alcançar o poder sem limites. O código Sith diz: ;Paz é uma mentira, só existe paixão. Por meio da paixão, ganho força. Da força, eu ganho poder;.

Império

No começo da história, o universo vive sob o regime da República, organizada por senadores de vários planetas e espécies alienígenas e protegida pelos Cavaleiros Jedis. Até que o senador Palpatine dá um golpe de estado e instaura o Império, guiado pelo lado negro da força. Na empreitada e no controle das galáxias, Darth Vader é o braço direito do Imperador e peça indispensável para este se manter no poder.

Mestre Yoda

O grande mestre dos Jedis e o maior inimigo do Império, é Yoda: um alien de 66 centímetros, com mais de 900 anos e um dos últimos de sua espécie. Durante a República, comandava o Conselho Jedi, que era filiado ao Senado, e é o maior representante do lado branco da força.

Correio prepara guia para quem não familiarizado com a saga
Quando o Império se instaura, na primeira trilogia, Yoda se esconde na borda da galáxia, onde eventualmente treina Luke Skywalker, filho de Anakin. No começo do episódio VI, Yoda é o último Jedi vivo. Quando morre, de forma consentida, ele se torna ;one with the Force; (a própria força).

Stormtroopers

São o batalhão de combate do Império, formado por soldados de elite (que erram todos os tiros) clonados de um caçador de recompensas. Ainda na República, o então senador Palpatine encomenda clones para constituir o exército de combate aos droids separatistas. Os Jedis, apesar de filiados ao Senado, são responsáveis mais pela estratégia de combate que pelo confronto direto.

Correio prepara guia para quem não familiarizado com a saga
O que ninguém desconfia é que Palpatine tem um plano mirabolante por trás da empreitada, o chamado Ordem 66. Durante a batalha, ele consegue manipular os dois exércitos para exterminar os Jedis. Os Clones e Droids remanescentes tornam-se os Stormtroopers.

Contextualização

Para quem vai se aventurar a assistir ao novo filme sem ter visto nenhum dos anteriores, aqui vai uma informação essencial: Darth Vader está morto (a notícia não é nenhum spoiler).

Ao fim do episódio VI, O retorno do Jedi, antecessor direto de O despertar da força, Dath Vader se sacrifica para matar o Imperador. Depois de ter sido enganado por ele e se tornado o maior representante do lado negro da força, é desta forma que Vader se redime de todo o mal que fez e tenta trazer de volta harmonia ao universo. Quando morre, ele retorna à força em sua forma original - de Anakin - e reaparece algumas vezes como fantasma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação