Diversão e Arte

Escritor Akiyuki Nosaka morre aos 85 anos

Autor de 'Túmulo dos vagalumes', Nosaka foi premiado e ficou conhecido pela adaptação da história em animação

postado em 10/12/2015 10:30

Autor de 'Túmulo dos vagalumes', Nosaka foi premiado e ficou conhecido pela adaptação da história em animação

O escritor japonês Akiyuki Nosaka, autor do Túmulo dos vagalumes, premiado e adaptado para o cinema de animação, morreu aos 85 anos. Não foram divulgadas informações sobre a causa da morte.


Nascido em 1930 em Kamakura, ex-capital imperial situada em Kanagawa, perto de Tóquio, Nosaka perdeu a mãe pouco depois e os pais adotivos durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o que o motivou a escrever Túmulo dos vagalumes, uma terrível história de dois órfãos durante a guerra.

Imagem do filme 'O túmulo dos vagalumes'

O obra relata a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, no período da Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai deles é convocado a defender o país na guerra, pois faz parte da marinha japonesa, e a mãe morre em um bombardeio de aviões norte-americanos.

A partir daí, o filme mostra a luta pela sobrevivência das duas crianças, em meio à pobreza e miséria que assola o país. Fome, doenças e a falta de generosidade e de sensibilidade dos adultos faz deste percurso um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela guerra.

Imagem do filme 'O túmulo dos vagalumes'

A obra venceu em 1967 o prêmio Naoki e em 1988 foi adaptada para o cinema por Isao Takahata, que criou o Estúdio Ghibli com seu discípulo Hayao Miyazaki.


Akiyuki Nosaka também é o compositor de uma canção conhecida por todas as crianças japonesas, "Omocha no chachacha".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação