Diversão e Arte

Festival de curtas exibe mais de 120 produções produzidos em todo o mundo

Evento vai homenagear cineasta brasiliense José Eduardo Belmonte

Ricardo Daehn
postado em 16/12/2015 07:30

Tepê, destaque na mostra de José Eduardo Belmonte

Afinado com elementos de jovialidade e de novidade, o 4; Curta Brasília exibirá, a partir de amanhã, no Cine Brasília (EQS 106/107), mais de 120 curtas-metragens produzidos mundo afora. ;Além do recorte feito por uma comissão de profissionais que listaram os melhores filmes do ano, em termos de Brasil, teremos ampla amostra de filmes europeus, todos inéditos em Brasília;, explica Ana Arruda, uma das fundadoras do evento com caráter de acesso livre, ao lado do também produtor cultural Alexandre Costa.

;Por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do apoio das embaixadas, chegamos ao orçamento próximo a R$ 500 mil;, conta Ana Arruda, empenhada em promover o curta-metragem como agente dinâmico do audiovisual ; desde a produção, capaz de apresentar novas tendências com antenado imediatismo.

No pacote de fitas, os germânicos despontam na mostra Prêmio Alemão de Curtas, a partir de eleição de grupo integrado por profissionais qualificados para uma missão criada desde 1956. ;É a terceira vez que filmes saem de lá para estarem no Brasil;, observa Ana Arruda. Numa época em que filmes ganham novas telas e há discussão dos novos meios de projeção, fora das salas exibidoras, faz todo sentido que haja patrocínio, no evento, de uma companhia do ramo da telefonia.

Aspectos de inovação também transparecem no grupamento de nove curtas na Mostra à Francesa ; Descobrir Outro Lugar. ;Estão listadas produções francesas de documentário feito com animação. São curtas com diferentes linguagens que se mesclam: um outro olhar, em relação ao documentário, e um diferencial, em termos do uso corriqueiro da animação;, comenta a produtora. Com 10 exemplares selecionados, o segmento Espanha em Curta, componente do 4; Curta Brasília, trará um apanhado de fitas exibidas pelo festival espanhol Notodofilmfest, evento que estimula a difusão do uso de plataformas de informática na criação de filmes.

;Teremos a primeira homenagem ao cineasta local José Eduardo Belmonte, em Brasília. Ele sempre compareceu, na condição de público da gente. Belmonte se afirmou, com um cinema autoral na capital, e está em evidência no cenário nacional. Será interessante assistir aos filmes dele, raramente exibidos, como Três, um dos primeiros que ele fez, em 1995;, relata Ana Arruda. Na mostra, será possível conferir atuações de Cibele Amaral e Rosanne Mulholland (presente ao evento, ao lado da convidada Maeve Jinkings), além de integrantes de Os Melhores do Mundo e de Werner Schünemann.

Muita adesão

Em comparação a consolidados eventos nacionais do audiovisual ; que movimentam inscrições na ordem de 300 filmes em curta-metragem, 4; Curta Brasília se impõe: este ano, foram mais de 800 inscrições, vindas de 25 estados. ;Desapareceu aquela ideia de produção amadora; os curtas têm extrema qualidade, desde a técnica, e eles despertam o interesse de atores como Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Paulo Miklos;, pontua Arruda.


Trinta filmes nacionais estão dispostos na mostra competitiva do Cine Brasília. A organizadora atenta para o fluxo de participação jovem, ;mais contemporânea;, que resulta em inovação estética e numa linguagem direta. ;Tudo na seleção é bem recentes, e os filmes estão cheios de frescor;, sublinha. Dirigido pelo goiano Tiago Vieira, o curta Quando parei de me preocupar com canalhas faz parte da leva: trata de atuais discussões políticas, apoiadas em contradições, e que ameaçam tirar o caráter politizado de rapaz que pretende até se alienar. Longe dessa postura, o 4; Curta Brasília trará debates e ações sociais como a circulação do Cinema Solar, com exibição em local público do Riacho Fundo (sexta, às 20h) e do Varjão (sábado, às 20h).

PROGRAMAÇÃO ; Cine Brasília

17 de dezembro (quinta-feira):

19h: Abertura

20h: Mostra Competitiva ; Programa 1

21h45: Mostra competitiva ; Programa 2


18 de dezembro (sexta-feira)

17h: Mostra homenagem José Eduardo Belmonte

19h: Mostra competitiva ; Programa 3

21h: Mostra competitiva ; Programa 4


19 de dezembro (sábado)

10h: Mostra O som e o sentido ; Surdocine

10h: Café com ressaca (debate)

14h30: Lançamento do DVD Brasília Instrumental

15h: Mostra Prêmio Alemão de Curtas

15h: Música na tela: videoclipe em debate

17h: Decibéis ; Mostra competitiva de videoclipes

19h: Mostra competitiva ; Programa 5

21h: Mostra competitiva ; Programa 6


20 de dezembro (domingo)

10h30: Calanguinho ; Mostra infantil

11h: Uma cerveja antes do almoço (debate)

15h: Mostra Espanha em curtas ; Panorama Notodofilmfest

17h: Mostra à Francesa ; Descobrir outro lugar

19h: Mostra Provocações

21h: Premiação


OUTRAS ATIVIDADES

Cinesolar: Varjão (19/12)

Curta Brasília nos cineclubes: entre 24 de novembro e 6 de dezembro


OFICINAS

Vídeo mapping: de 14 a 16 de dezembro

Informações: www.curtabrasilia.com.br.


Videoclipe: 17 e 18 de dezembro, no Espaço Cult (215 Sul).

Informações: www.curtabrasilia.com.br.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação