Diversão e Arte

Guerra nas Estrelas revolucionou tecnologia de produção de efeitos visuais

Apesar de a tecnologia banalizar personagens de Star Wars, avanços gráficos deram as caras na primeira trilogia

Nahima Maciel
postado em 17/12/2015 07:22

BB-8, um robô roliço, é a nova aposta dos produtores de Star Wars


Exatos 38 anos separam Guerra nas estrelas e O despertar da força. Em tempo intergaláctico, as quase quatro décadas podem significar um simples espirro, mas, se contabilizados em tempo humano, esses anos trouxeram uma verdadeira reviravolta para o cinema de ficção científica. George Lucas e sua equipe revolucionaram o cinema de ficção científica quando criaram a primeira trilogia da série.

Graças às experiências que permitiam a interação entre a computação gráfica e os efeitos visuais construídos em estúdio com miniaturas e maquetes, o filme de 1977 deu início a uma corrida do ouro na cinematografia de efeitos especiais, com a Industrial Light and Magic, a empresa de Lucas responsável pelos efeitos especiais do filme, à frente da maratona. Se Deloreans voltaram no tempo e Falcons puderam viajar à velocidade da luz (quando funcionavam), foi porque um Geogre Lucas de 33 anos acreditou (e conseguiu convencer produtores) que era possível criar batalhas estrelares, sabres de luz e estrelas da morte com muito mais precisão e credibilidade.

O que veio depois, com a trilogia A ameaça fantasma, O ataque dos clones e A vingança dos Sith, foi uma consequência. A computação gráfica deu saltos consideráveis e as produções passaram a dispensar atores. Cenários e pessoas tornaram-se desnecessários e Jabas e Chewbacas perderam o encanto. Agora, eles podiam ser multiplicados aos milhares com um único clique. Veio então a era dos Jar-Jar e da distância entre personagens e público. A tecnologia banalizou os personagens, mas não fez isso sozinha. Os roteiros ajudaram bastante ao não investir em construções mais consistentes para a personalidade desses novos coadjuvantes.

>> entrevista Mike Sanders


Qual o papel da tecnologia nos filmes de ficção científica e o quanto esse papel cresceu nos últimos 30 anos?

Desde o início do cinema houve o desejo de empurrar o limite visual para completar a experiência da história. A ficção científica existia através do uso de efeitos técnicos como figurinos, perspectivas forçadas e composição. Essas práticas ajudaram a construir o caminho para a abordagem da computação gráfica. Eu acredito que nossa afinidade com a tecnologia é paralela à nossa aceitação da acuidade visual: quanto mais avançamos, mais desejamos estimulações sensoriais. O enorme orçamento dos filmes hoje em dia pode gerar benefícios e marketing suficientes para pretender um risco criativo e forçar a tecnologia para contar uma história. Nós sempre engavetamos histórias até que a tecnologia fosse capaz de sustentá-las e arquivamos tecnologias de acordo com a necessidade da história ou para que o orçamento se adequasse a um desenvolvimento avançado.

Os filmes mudaram muito desde as técnicas rudimentares usadas para construir ficção científica nos anos 1970 e 1980?

A fidelidade visual e a complexidade da história aumentaram, mas o principal sempre foi o mesmo: escapar para um mundo alternativo e experimentar algo diferente. Filmes são uma extensão visual das artes anteriores dos livros e quadrinhos. Nos anos 1970 e 1980, nós estávamos no analógico, assim como os efeitos. Agora, estamos no digital, temos intervalos de atenção mais curtos e isso requer mais estimulação sensorial e pode suspender a crença na fantasia.

A tecnologia, por ser algo trivial hoje, pode banalizar um personagem?
Há um gênero considerado ;popcorn flick; que alavanca o sensacionalismo dos efeitos especiais. Essa categoria pode ser uma forma efetiva de escapismo e não precisa estar ligada a uma história com moral e ética. No entanto, há muitos filmes de sucesso que alavancam os efeitos visuais hoje, como fizeram os filmes do passado mais relacionados ao local, à cinematografia, ao desenvolvimento de personagens ou ao diálogo. Esses filmes requerem muito planejamento, fonte, dinheiro e colaboração para serem executados ; é muito difícil convergir nessa visão ; não há garantia de sucesso.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação