Vale tudo por um artista? Há muita gente que diz que sim. Um exemplo disso é a quantidade de interações entre ídolos e fãs que vêm surgindo ao longo dos anos. O próprio avanço da internet proporcionou muitos deles: hoje é possível acompanhar quase que ao vivo o dia a dia dos artistas por redes sociais como Snapchat, Facebook, Twitter e Instagram.
Mas o que realmente cresce é a interação por meio do chamado meet & greet (conhecer e cumprimentar, em tradução livre). O encontro íntimo se tornou um dos principais recursos dos artistas do mundo pop para conhecer os admiradores e ainda ganhar dinheiro em cima disso. ;Quem frequenta shows sabe que a experiência já não é vivida da mesma maneira. É tanto celular para cima e arenas tão grandes, que o público já não se satisfaz. O meet & greet amplia essa proximidade do artista. Permite dizer em uma roda de fãs se o ídolo é simpático, tímido, educado, espontâneo; Isso é bacana para quem admira um artista;, analisa Wilson Nemov, DJ, produtor de evento e organizador de meet & greet.
[FOTO619085]
Há cerca de um ano, Nemov adotou o meet & greet com os fãs em seus eventos, principalmente, com participação de atrações internacionais. Nesse período, ele já organizou o encontro para nomes como Laganja Estranja, Bible Girl, Gia Gunn, Katya Zamolodchikova e com a brasileira Yani Filé, a Mulher Filé. ;É importante para gerar uma aproximação entre o artista e o fã. Ainda que rápido, um abraço e uma foto para posteridade têm valor. A selfie virou o novo autógrafo;, defende.
A jovem Isis Mendes, 24 anos, concorda com o produtor. Ela já gastou mais de R$ 1 mil para participar de um meet & greet. Hoje em dia, ela diz que não faria, mas que, voltando no tempo, acredita que valeu a pena. ;Eu acompanhava tudo que envolvia o RBD, passava 24 horas por dia escutando as músicas, então, ter uma chance de chegar perto, ir ao show... Foi aquele misto de ansiedade de realizar o maior sonho da vida;, diz. Isis participou de dois encontros com a cantora Anahí, em um deles, inclusive, almoçou com a cantora.
Resultado do colapso da música
Além do encontro por meio de meet & greet, muitos artistas aproveitam a popularidade para gerenciar o contato com os admiradores da maneira que melhor convém. Pouco antes de revelar uma parceria com o rapper porto-riquenho Daddy Yankee ; com quem lançou Corazón, seu primeiro single internacional ; a cantora Claudia Leitte causou polêmica ao anunciar a adesão a rede social Fanation.
Disponível no site da cantora, o aplicativo que presenteia fãs dedicados promete brindes, como ligações e até cantar junto a artista. Cada publicação ou curtida no Instagram, por exemplo, valem pontos que podem ser trocados por presentes e experiências exclusivas. No início do mês, ao ser abordada por fãs em Natal, a loira afirmou que não tiraria fotos ou abraçaria mais ninguém que não fossem os contemplados pelas premiações da rede social. Apesar de afirmar que a medida era temporária, a atitude deixou revoltados alguns admiradores da artista de São Gonçalo.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .