O filme The danish girl (A garota dinamarquesa) é o longa metragem de temática transgênero que tem dado o que falar. Do diretor Tom Hooper, autor de Os miseráveis e ganhador do Academy Award por O discurso do rei, o longa estreou em novembro nos Estados Unidos e tem lançamento marcado para 25 de fevereiro no Brasil.
O roteiro chegou às mãos de Hooper quando ainda dirigia O discurso do rei, em 2008, e ele foi questionado sobre o interesse de produzir um filme com tema tão delicado e que, provavelmente, enfrentaria dificuldades de financiado. Sete anos depois, a resposta pareceu óbvia diante do avanço no interesse sobre o debate das diferenças de gênero em praticamente todo o mundo.
Quem interpreta o protagonista é o britânico Edward Redmayne - popularmente chamado de Eddie - que tem recebido elogios pela sensibilidade com que atua. Desempenho não tão difícil de se esperar diante do Oscar que ganhou pela atuação maestra do físico Stephen Hawking, em A teoria de tudo, de 2014.
[SAIBAMAIS]
Dois meses após a premiação, ele anunciou que estava se preparando para assumir a responsabilidade de interpretar a primeira pessoa do mundo - de que se tem relatos - a realizar cirurgias de mudança de sexo. Para o papel, Eddie perdeu alguns quilos e buscou transgêneros que pudessem ajudá-lo a assumir uma personalidade tão forte e, até então, muito distante da realidade dele, que se considerava leigo no assunto.
A diretora de Matrix, Lana Wachowski, transgênero desde 2008, teve importância fundamental na construção da personagem. Ela e Eddie também trabalharam juntos no filme O destino de Júpiter, lançado neste ano.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui