Diversão e Arte

Harper Lee lidera vendas em 2015 nos EUA com 'Vá, coloque um vigia'

Segunda obra publicada da autora passa temporalmente antes do seu livro emblemático 'O sol é para todos'

postado em 06/01/2016 09:01

Segunda obra publicada da autora passa temporalmente antes do seu livro emblemático 'O sol é para todos'

A escritora norte-americana Harper Lee, de 89 anos, liderou a venda de livros em 2015 nos Estados Unidos com Vá, coloque um vigia, sendo esse seu segundo livro.

De acordo com dados do instututo Nielsen, a escritora vendeu 1,6 milhão de exemplares nos EUA e foi lançado em julho. O livro bateu record de números de exemplarres vendidos em um só dia, superando O símbolo perdido, de Dan Brown.

Na lista geral dos livros mais vendidos de 2015, ficou em segundo lugar Velha escola, o décimo volume da série O diário de um banana de Jeff Kinney, que vendeu 1,5 milhão de exemplares em papel nos Estados Unidos. Completando o pódio, em terceiro lugar, a quarta parte da série Cinquenta tons de cinza, da britânica E.L. James, com 1,4 milhão de cópias vendidas desde seu lançamento nos Estados Unidos em 18 de junho.

Escritora Harper Lee com o ex-presidente George W. Bush

A primeira obra de Lee, foi lançada há quase 55 anos, O sol é para todos, um livro emblemático que faz sucesso até hoje por tratar de temas como racismo e injustiça e foi premiado com um Pulitzer em 1961. Curiosamente o livro Vá, coloque um viagia foi escrito antes do O sol é para todos, mas nunca tinha sido publicado. A obra marca o retorno de uma das maiores escritoras do século 20.

[SAIBAMAIS]O romance também passa no Alabama, Jean Louise Finch, mais conhecida como Scout, a heroína inesquecível de O sol é para todos, está de volta à sua pequena cidade natal para visitar o pai, Atticus. Vinte anos se passaram. O pano de fundo, passa em meados dos anos 1950, no começo dos debates sobre segregação, e os Estados Unidos estão divididos em torno de questões raciais. Confrontada com a comunidade que a criou, mas da qual estava afastada desde sua mudança para Nova York, Jean Louise passa a ver sua família e amigos sob nova perspectiva e se espanta com inconsistências referentes à ética e a pensamentos nos âmbitos político, social e familiar.

No Brasil, o livro foi publicado pela editora Record, através do selo José Olympio.

Harper Lee vive, atualmente, em uma casa de repouso em sua cidade natal, Monroeville, no Alabama, e sofre deficiências visuais e auditivas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação