Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Os filmes Carol e Ponte de espiões lideram as indicações ao Oscar britânico

Prêmios do British Academy of Film and Television Arts (Bafta) será entregues em 14 de fevereiro

O início do ano é repleto de premiações que elegem os melhores do ano anterior. Ontem, foram anunciados os indicados do Bafta 2016, escolhidos pela British Academy of Film and Television Arts. Os prêmios serão entregues em 14 de fevereiro, na Royal Opera House, em Londres.

O grande destaque da lista ficou pela massiva presença dos longas Carol, de Todd Haynes, sobre o amor entre duas mulheres nos anos 1950; e Ponte dos espiões, de Steven Spielberg, que conta a história de um advogado que defende um espião soviético durante a Guerra Fria. Cada um deles concorrem em nove categorias do prêmio. Também aparece bem o filme O regresso, de Alejandro González Iñárritu, baseado na história de Hugh Glass, um comerciante de peles que é atacado por um urso e deixado para morrer na floresta, com oito indicações. Apesar de ter sido lançado no fim do ano, Star wars: O despertar da Força, de J.J. Abrams, garantiu a presença em quatro categorias do chamado Oscar britânico.

Já entre os melhores atores, a lista pode indicar exatamente quem deve concorrer ao Oscar, que divulga a lista ainda neste mês. Segundo a mídia especializada internacional, os favoritos entre os nomeados são Cate Blanchett, por Carol, e Eddie Redmayne, por A garota dinamarquesa.

Diferentemente de outros prêmios, o Bafta tem uma categoria apenas de filmes britânicos, que destaca nomes como o documentário Amy e o filme A garota dinamarquesa, cinebiografia da transexual Lili Elbe. Em relação às categorias de roteiro, a surpresa vai para a presença da animação Divertida Mente concorrendo como roteiro original ao lado dos longas Ponte dos espiões, Ex-Machina: Instinto artifical, Os oito odiados e Spotlight ; Segredos revelados.

www.correiobraziliense.com.br
Confira a lista completa de
indicados ao Bafta 2016.