Diversão e Arte

David Bowie deixa legado na música, na moda e no cinema

O Camaleão do Rock passou por sua derradeira transformação, ao perder a batalha para um câncer

postado em 12/01/2016 07:30

O Camaleão do Rock passou por sua derradeira transformação, ao perder a batalha para um câncer O que faz de alguém um grande artista? A capacidade de traduzir, em seu trabalho, uma época, um contexto, uma situação? Apontar tendências? Ser talentoso em diversas frentes? Ser uma influência não só para o público, como para os colegas de profissão? Como, então, definir a pessoa que conseguiu, em vida, reunir todas essas conquistas? David Bowie ; morto no domingo após uma batalha de 18 meses contra um câncer ; parece ser a resposta. A morte do artista foi confirmada ontem (11) pelo empresário (Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre o funeral). Além do câncer, o artista havia sofrido um enfarte em 2004, durante um show. Após o ocorrido, ele optou por uma vida mais reclusa, afastado dos palcos (a última apresentação foi em 2006), até os últimos lançamentos nesta década.

Se hoje a cultura pop dá destaque para estrelas como Lady Gaga ; conhecida pelo atrevimento fashion, mas também pelo talento artístico que a permite gravar desde o pop mais básico a um premiado álbum de jazz e se aventurar como atriz ; ou Kanye West, que assume uma postura quase messiânica em seu hip-hop e também se arrisca pela indústria da moda, David Robert Jones, nascido em 8 de janeiro de 1947 em Londres, Inglaterra, foi um dos pioneiros da ousadia artística.

Todos esses artistas e seus alter egos, como a mamãe monstro, de Lady Gaga; a Beautiful dark twisted fantasy, de Kanye; e o anticristo, de Marilyn Manson, inspiraram-se em Ziggy Stardust, o alienígena andrógino enviado para salvar o planeta Terra por meio do poder do rock;n;roll.

Ziggy foi o personagem criado por Bowie para ser o ;protagonista; do álbum The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars (1972), trabalho que transformou David Bowie em uma estrela mundial. Lançado em uma época em que o mercado fonográfico ainda estava interessado em emular o som produzido pelos Beatles na década de 1960, Ziggy Stardust é um trabalho à frente do seu tempo. Com uma sonoridade futurista e atmosférica, mas também melódica e suave, ajudou a definir o estilo conhecido como glam rock e influenciou, com sua pegada de rock industrial, bandas como Radiohead e Nine Inch Nails.


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação