Diário de Pernambuco
postado em 17/01/2016 20:52
O aquecimento para o Oscar continua. O Critics; Choice Awards é o próximo evento do calendário de premiações. As melhores produções do cinema e da televisão, segundo a crítica especializada norte-americana, serão conhecidas neste domingo, às 22h, no canal TNT. É a primeira vez que a cerimônia reúne os dois segmentos numa mesma noite. Serão 51 categorias no total.
Se no Globo de Ouro a torcida dos brasileiros se destinava a Wagner Moura e Narcos (Netflix), que concorriam a melhor ator e melhor série de drama, Que horas ela volta? é o destaque do Critics. O longa-metragem, estrelado por Regina Casé na pele da empregada doméstica Val, concorre como melhor filme estrangeiro. Dirigido pela paulista Anna Muylaert, foi selecionado para representar o Brasil no Oscar, mas não chegou a ser indicado.
Em 13 categorais. Mad max: estrada da fúria lidera o número de indicações, como melhor diretor e melhor atriz para Charlize Theron. Carol, Perdido em Marte e O regresso acumulam nove cada um. No último domingo, O regresso conquistou três estatuetas no Globo de Ouro (filme, diretor e ator para Leonardo DiCaprio). É também o líder na corrida para o Oscar, com 12 indicações.
Em televisão, Fargo é o destaque, com oito indicações. Mr Robot, eleita melhor série dramática no Globo de Ouro, também aparece como um dos favoritos. Nessa categoria, disputa com as queridinhas do público e da crítica Empire e The Knick, além de Penny Dreadful, Rectify, The Leftovers e UnREAL. Na categoria cômica, a vencedora do Globo de Ouro, Mozart in the jungle, nem aparece entre os indicados. Perdeu espaço para Catastrophe, Jane the virgin, Master of none, The last man on earth, Transparent e You;re the worst. O evento será apresentado pelo ator J.T. Miller, de Silicon Valley.