De 1; a 3 de abril a cidade vai sediar a segunda edição do Prêmio Profissionais da Música, reunindo representantes de diversos segmentos desta manifestação artística, originários de todas as regiões do país. Iniciativa da GRV Mídia e Entretenimento, o evento vai ocupar as instalações do Teatro Brasília, no Setor de Hotéis e Turismo Norte.
As inscrições foram encerradas no último fim de semana e 761 participantes confirmaram presença. Eles integram uma programação dividida em 45 categorias. ;As unidades da federação com maior número de inscritos são o Rio de Janeiro (350), São Paulo (300) e Brasília (250);, informa Gustavo Vasconcelos, idealizador e coordenador geral do Prêmio.
Entre os inscritos, segundo Vasconcelos, há nomes de destaque da música popular brasileira como as cantora Pity, Karina Bhur e Letuce; os compositores Luis Tatit, Eduardo Gudin e Tunai; e os produtores Mazzola e Rafael Fonseca; além de Michael Sullivan, atualmente ligado ao segmento gospel.
[SAIBAMAIS]O grande homenageado do encontro neste ano é o compositor Fernando Brant, um dos pilares do Clube da Esquina, movimento que trouxe noves luzes ao processo criativo da MPB na década de 1970. ;Na primeira edição, reverenciamos Renato Russo, o genial cantor e compositor, líder da Legião Urbana. Agora, vamos prestar tributo a Fernando Brant, que partiu em 2015, no deixando um riquíssimo legado;.
De acordo com Vasconcelos, a programação dos três dias de realização do evento, sob o tema A música do Brasil no mundo, será intensa, incluindo a festa de abertura, workshows, pockets shows e espetáculos variados, que terão como protagonistas grandes nomes da música brasileira e duas atrações internacionais. O último dia será dedicado às premiações nas diferentes categorias.
Criador de clássicos
Homenageado do Prêmio Profissionais da Música em 2016, Fernando Brant surgiu para a música popular brasileira ao dividir com Milton Nascimento a criação de Travessia, no Festival Internacional da Canção, em 1968. Ao lado de Milton, ele é autor de incontáveis músicas que entraram para a antologia da MPB. Brant compôs, também, em parceria com Tavinho Moura, o clássico Céu de Brasília.