Diversão e Arte

Personagens femininas fortes dominam as estreias nos cinemas de Brasília

Comédias premiadas como Joy: o nome do sucesso dividem espaço com aventuras como A 5ª onda

Ricardo Daehn
postado em 21/01/2016 07:33

Cholë Grace Moretz estrela A 5ª onda, nos moldes de Crepúsculo e Jogos vorazes

Com uma singela indicação ao Oscar ; a de melhor atriz para Jennifer Lawrence ;, o novo filme de David O. Russell (de Trapaça) chega às telas de Brasília. Joy: O nome do sucesso é bom exemplar daquilo que a estrela de Jogos vorazes defende bastante fora de cena: uma sociedade que equipare êxitos masculinos e também as boas trajetórias das mulheres.

Com tino comercial pouco aflorado, a empresária Joy Mangano, representada no cinema por Lawrence, na verdade, se afirmou, no começo dos anos de 1990, pela capacidade de inventar objetos. Aquele que promete fazer a maior diferença é um mirabolante esfregão. Numa daquelas famílias bastante disfuncionais, Joy é cercada pelo ex-marido Tony (Édgar Ramírez), pelo amalucado pai interpretado por Robert De Niro e pela descompensada mãe vivida por Virginia Madsen (Sideways ; Entre umas e outras).

Outro personagem bastante importante para o filme é Neil Walker, que, nas telas, dá chance à reanimação no filme de Russell, da trindade Bradley Cooper-Lawrence-De Niro. Vale lembrar que o desempenho da jovem no filme lhe rendeu o Globo de Ouro de melhor atriz de comédia, em recente premiação. Curiosamente, Jennifer Lawrence é praticamente uma matriz para o tipo de personagem de Chlo; Grace Moretz, em A 5; onda, uma aventura infantojuvenil.

Numa ressaca que caminha para o extermínio, na trama, a humanidade é surpreendida por um apagão, que praticamente coincide com a chegada de invasores na Terra. Com pé naqueles filmes de catástrofe assinados por Roland Emmerich, A 5; onda alinha um punhado de jovens que ficam a meio caminho entre o resgate e recrutamento do Exército, quando a situação na Terra se agrava. Matanças, horda de refugiados e aprendizados na base da força aérea de Wright-Patterson (Ohio) alinham personagens, como o de Zumbi (Nick Robinson) e Evan (Alan Roe). Ron Livingston e Liev Schreiber (do concorrente ao Oscar Spotilght ; Segredos revelados) completam o elenco do filme, que faz uso inesperado do sucesso do Coldplay Don;t panic.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação