Diversão e Arte

Will Smith também boicota o Oscar por falta de negros entre os indicados

Astro engrossou o coro do cineasta Spike Lee e da própria esposa, a atriz Jada Pinkett Smith

postado em 21/01/2016 16:48

Will Smith posa para fotógrafos ao lado da esposa, Jada Pinkett Smith, no Golden Globe Awards

O ator americano Will Smith é o mais um astro de Hollywood a boicotar a premiação do Oscar 2016, prevista para 28 de fevereiro. Ele engrossou o coro do cineasta Spike Lee e da própria esposa, a atriz Jada Pinkett Smith, e criticou a falta de artistas negros entre os indicados a faturar as estatuetas.

Em entrevista ao programa Good Morning America, da rede de televisão americana ABC, nesta quinta-feira (21/1), Will Smith negou a participação na cerimônia. ;Minha esposa não vai. Seria constrangedor aparecer com Charlize (Theron), nós discutimos isso. Nós somos parte desta comunidade. Mas, no momento atual, estamos desconfortáveis para ficar lá e dizer que isso é ok;, comentou.

[VIDEO1]

Antes, o astro havia ressaltado que por duas vezes esteve entre os indicados ao Academy Awards e jamais perdeu para a premiação para um ator branco. ;Na primeira vez, perdi para o Denzel (Washington) e, na segunda, para o Forest Whitaker;, relembrou o ator de 47 anos.

;Então, para mim, quando vejo esta lista de indicados e todo mundo é fantástico ; essa é a complexidade da questão, todos são ótimos e merecedores ;, me parece que isso vai na direção errada;.

Will Smith era cotado para uma indicação por seu papel em Um homem entre gigantes, mas não entrou na lista da Academia.

Coro de críticas
O astro de Eu sou a lenda (2007) e da trilogia MIB ; Homens de preto não é o primeiro a declarar ausência na cerimônia de premiação do Oscar 2016 por falta de negros entre os indicados. A esposa do ator, a atriz Jada Pinkett Smith, foi uma das primeiras celebridades a criticar publicamente a lista.

;Na festa do Oscar pessoas de cor são sempre bem-vindas para dar prêmios. Ou mesmo entreter, mas nós raramente somos reconhecidos por nossos feitos artísticos. Pessoas de cor devem abster-se de participar todos juntos? As pessoas só podem nos tratar do jeito que nós permitimos;, escreveu Jada Pinkett Smith em sua conta no Facebook.

Na segunda-feira (18/1), foi a vez do produtor e diretor americano Spike Lee dizer, em sua conta no Instagram, que não vai comparecer ao evento. O cineasta ainda postou uma imagem do ativista Martin Luther King Jr., símbolo da luta dos negros contra a discriminação racial nos Estados Unidos no século passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação