Maria Bethânia conviveu com agenda extensa e intensa nos dois últimos anos. As turnês dos shows Carta de amor (2014) e Abraçar e agradecer (2015), comemorativo de cinco décadas de carreira, a levou a várias regiões do país. Ambos foram apreciados pelo brasiliense no Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Nos intervalos, a cantora dedicou seu tempo a outros dois projetos: um, a leitura de poemas de Fernando Pessoa, com a professora e imortal Cleonice Berardinelli ; visto por privilegiados, em 25 de março de 2010, no Itamaraty, na abertura da Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa. O outro, a interpretação de textos de escritores e poetas brasileiros, e também do vate português, em Bethânia e as palavras.
Ambos foram lançados em DVD pelo selo Quitanda, da Biscoito Fino, sob os títulos O vento lá fora e Caderno de poesias, respectivamente. Este último resultou também num livro, parceria de Bethânia com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), voltado para divulgar poesia, literatura e canção popular na escola pública.
[SAIBAMAIS];Convidada pela UFMG, criei essa leitura e escolhi textos que, ao longo da minha vida, tenho dito em meus espetáculos como cantora. Alguns de vocês já me viram em cena, onde ouso e gosto de me expressar também através da palavra falada;, diz Bethânia. ;Gosto de emprestar minha vida e minha voz às histórias, aos personagens que os autores nos revelam. Acho a ideia de levar expressões artísticas para dentro de uma sala de aula preciosa;, acrescenta.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.