Diversão e Arte

Projeto de escritor pretende debater diversidade sexual nas escolas

Roberto Muniz Dias irá passar por duas capitais do Norte e do Nordeste, por Goiânia e por Brasília

postado em 25/01/2016 08:31

Roberto Muniz Dias irá passar por duas capitais do Norte e do Nordeste, por Goiânia e por Brasília
Incentivar a leitura e promover o debate sobre diversidade sexual e de gênero é o que pretende fazer o escritor Roberto Muniz Dias com o projeto Literatura e diversidade sexual. Patrocinado pela Fundação Biblioteca Nacional e pelo Ministério da Cultura, o programa vai passar por duas capitais do Norte e do Nordeste, por Goiânia e por Brasília a partir do começo do ano letivo.


Autor de oito livros com temática LGBTs, Roberto também palestra, há quatro anos, sobre o assunto e destaca a importância de levá-lo às salas de aula. ;Os preconceitos, se trabalhados na escola, se reduzem fora dela;, reflete.


A proposta é provocar o debate com os alunos sobre temas LGBT, mas também chamar a atenção dos professores para o tratamento adequado às diferentes manifestações de gênero em sala de aula. ;Ser afeminado não pode ser motivo para bullying, por exemplo. E tampouco deve haver hierarquia entre garotos, garotas, héteros e homossexuais;, enfatiza.


No Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean), que receberá o projeto, estudantes transgêneros e travestis têm o nome social registrado nas chamadas. ;Oferecemos um suporte que muitos não encontram em casa ou entre amigos;, destaca a professora de Língua Portuguesa, Lúcia Oliveira.

Cartilha

As atividades são direcionadas a alunos do 3; ano do Ensino Médio, que receberão uma cartilha ; desenvolvida em conjunto com o educador Flávio Brebis ; com explicações sobre o projeto e breves introduções aos assuntos abordados.


Oficinas de texto criativo, palestras e rodas de discussões vão trabalhar temas como a descoberta e a aceitação da homossexualidade, alienação parental e casamento gay, preconceitos, constituições familiares e poliafetividade. Para tanto, serão distribuídas três obras autorais de Roberto Muniz: Trilogia do desejo, a peça teatral Uma cama quebrada e a pesquisa sobre literatura LGBT para crianças O príncipe, o mocinho ou o heroi podem ser gays.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação