Diversão e Arte

Designer carioca faz colagens de negros famosos em pinturas renascentistas

Projeto #NobreNegro procura discutir o racismo e a imagem do negro na sociedade. Artista "pintou" Joaquim Barbosa, B Negão, entre outros.

postado em 03/02/2016 17:27
O artista troca digitalmente o rosto dos personagens por personalidades negras, como Sharon Menezzes
As belas pinturas renascentistas que estudamos nas escolas e vemos em museus mostram, normalmente, paisagens, retratos ou nobres interagindo com a natureza. Todas têm uma coisa em comum: os personagens são sempre brancos, europeus. O projeto #NobreNegro, do desginer carioca Alberto Pereira, substitui os nobres por personalidades negras brasileiras.

O que começou com uma curiosidade de ver a foto do MC Catra em roupa de imperador, ganhou corpo de projeto quando Pereira fez uma colagem de Sandra de Sá, que não apenas curtiu, como compartilhou em suas redes a imagem. "O papel da Sandra foi fazer com que eu focasse na verdade, que enxergasse aquilo sem ser só uma brincadeira", lembrou o artista.

A proposta é simples: fazer uma colagem, digitalmente, através do programa de edição, de famosos negros no lugar de pessoas da alta sociedade europeia, dos séculos XVI e XVII. As imagens brincam com fotos de Cartola, Jorge Ben Jor, Sharon Menezzes, Carol Konka, Joaquim Barbosa, dentre outros.

[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]

;O objetivo é mostrar a participação fundamental do povo negro na história da cultura brasileira, uma sociedade ainda cheia de preconceitos sociais, racismo e desigualdade, assumindo papeis de protagonistas em pinturas clássicas;, explica o artista em site oficial.

[VIDEO4]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação