Diversão e Arte

França censura Anticristo, de Lars Von Trier, com seis anos de atraso

Justiça do país proibiu exibição do longa de 2009 para menores de 18 anos

Agência Estado
postado em 04/02/2016 08:51

Justiça do país proibiu exibição do longa de 2009 para menores de 18 anos

A justiça francesa retirou, nesta quarta-feira (03/02), por excesso de violência e sexo, a autorização de exibição para menores de 16 anos do filme Anticristo, de Lars von Trier, com Charlotte Gainsbourg e Willem Dafoe, atendendo à queixa de uma associação católica.

O filme, que estreou em 2009 e valeu a Charlotte Gainsbourg o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, inclui cenas "que têm um grau de representação de violência e sexualidade que exigem a proibição deste filme para menores", afirmou a corte de apelações de Paris.

A justiça considerou que o Ministério da Cultura cometeu, na ocasião, um "erro de avaliação" ao limitar-se a proibir sua exibição a menores de 16 anos. Agora, só poderá ser visto por maiores de 18 anos.

A decisão atende a um pedido da associação Promouvoir (Promover) ligada aos círculos católicos tradicionalistas, que afirma que o filme deve ser proibido para menores de 18.

A mesma associação conseguiu da justiça no ano passado a revisão da faixa etária de proibido para menores de 12 anos do filme Azul é a cor mais quente, do franco-argentino Abdellatif Kechiche, uma história de amor com sexo não simulado, inicialmente proibida para menos de 16 anos.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação