Diversão e Arte

Folclore brasileiro ganha evidência em quadrinhos de Eron Costa

Conhecido como Ikarow, autor e ilustrador se inspirou na região da Floresta Amazônica e também nos seres da mitologia brasileira

Adriana Izel
postado em 17/02/2016 06:01
Rio Negro é uma HQ brasiliense que retrata a mitologia da Região NorteApós 20 anos longe dos quadrinhos, o analista de projetos Eron Costa, mais conhecido no meio pelo pseudônimo Ikarow, retornou ao formato com a HQ Rio Negro, lançada em novembro do ano passado em formatos on-line, com veiculação pelas redes sociais e pelo serviço de streaming Social Comics. A obra de terror tem inspiração na região da Floresta Amazônica e também dos seres da mitologia brasileira, como Cuca e Curupira. ;Acho que o primeiro contato de todo brasileiro com o gênero de terror se dá ainda no berço, quando os pais cantam a cantiga ;Nana neném, que a Cuca vai pegar;. Unir folclore brasileiro e terror não foi nada difícil. Nosso folclore é riquíssimo de personagens aterrorizantes;, explica o autor ao Correio.

[SAIBAMAIS]O quadrinho Rio Negro, que leva o nome do maior afluente do Rio Amazonas, mostra o jovem pesquisador Elton Zuannon e a fotógrafa Margot Walker embarcando em uma viagem em direção a regiões remotas do Rio Negro após terem recebido informações que podem revelar o hábitat de um peixe misterioso.
A escolha por abordar o Norte do país e não o Cerrado, sua região natal, é justificada por Eron Costa pelo fato de que a Floresta Amazônica ainda tem muitos mistérios e segredos. ;Lar do Saci, do Curupira; do Mapinguari e de uma infinidade de lendas assustadoras. É uma região onde os moradores são testemunhas ainda hoje de aparições arrepiantes e sobrenaturais;, afirma.

No entanto, o autor e ilustrador explica que não esqueceu Brasília, representada na HQ pela personagem principal, Margot. ;Eu adoraria desenvolver um projeto de suspense e terror na capital do país, que, apesar de nova, já tem seus mistérios. Desde o relato de aparecimento de lobisomens em Taguatinga até as lendas sobre o desaparecimento de trabalhadores na época de sua construção. Quem sabe esse projeto também pode se tornar realidade?;, indaga Ikarow.

Você diz que se inspira no autor HP Lovecraft. Quais aspectos dessa inspiração estão em Rio Negro?
Há muito tempo, eu queria ilustrar um conto de H.P. Lovecraft, um dos maiores autores do gênero terror moderno. Ele é especialmente famoso também por desenvolvido o conceito de terror cósmico, que consiste na ideia da existência de entidades cósmicas, que vivem além dessa dimensão e cuja mera existência é incompreensível para a mente humana. São deuses antigos e aterrorizantes que buscam formas de voltar para nosso mundo por meio dos cultos secretos. Enquanto descrevo Lovecraft, estou pensando também na mitologia indígena brasileira que tem uma variedade incrível de entidades aterrorizantes e desconhecidas para nós, como é o caso do deus indígena dos segredos e pesadelos, que será apresentado em Rio Negro.

Como você vê o mercado de quadrinhos no Brasil e, em Brasília, especificamente?
Os quadrinhos brasileiros nunca tiveram tanto destaque quanto agora e não é só pelos artistas que exportamos, mas pelos quadrinhos que têm sido produzidos aqui. Nos festivais de quadrinhos ou eventos nerds de todo Brasil, pipocam títulos independentes de qualidade produzido inclusive por artistas de Brasília. Ao meu ver, o maior problema ainda me parece ser a divulgação desses trabalhos. É difícil encontrar o que Brasília tem produzido de quadrinhos. Acho que falta uma organização dos artistas da cidade que produzem quadrinhos e um canal para divulgação de trabalhos dos artistas locais.

Rio Negro
De Ikarow. Disponível no Facebook (/rionegrohq) e no serviço de streaming Social Comics.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação