Quando criou as hashtags que identificam suas fotos no Instagram e no Facebook, a fotógrafa Zuleika de Souza queria falar de uma Brasília diversa. Foram décadas de idas e vindas entre o Plano Piloto e as cidades do Distrito Federal para realizar coberturas para o Correio, mas também para satisfazer uma curiosidade insaciável por cada cantinho e cada rosto da capital federal. Com o celular ou com a câmera ; antes analógica, hoje digital ;, Zuleika sempre esteve de olho na maneira como as pessoas circulam e se apropriam de suas cidades. É esse mosaico de modos, vivências e formas arquitetônicas que ela mostra em #DentroeForaDoPlano, exposição em cartaz a partir de hoje no Espaço Cultural Alexandre Innecco.
Assim como as fotografias de Chão de flores, exposição que ficou em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) entre maio e junho de 2015, as 15 imagens de #DentroeForaDoPlano foram realizadas ao longo dos últimos seis anos. No entanto, desta vez, a fotógrafa quis trazer a presença humana para os registros e falar um pouco do cotidiano da cidade. Em Chão de flores, boa parte das fotos vinham de regiões próximas ao Plano Piloto e, com frequência, Zuleika se deparou com perguntas sobre a ausência de paisagens centrais. Desta vez, ela quis incluir a arquitetura e o urbanismo modernos, mas sempre a partir de uma perspectiva humana.
Os clichês também são uma constante na seleção de #DentroeForaDoPlano. E são propositais. ;Tem muito;, ela avisa, lembrando da foto de um ipê e de cenas à beira do lago. ;Não quis fazer uma exposição para a crítica. Quis fazer algo para o público. É uma exposição de Brasília com todos os seus clichês, porque o público, às vezes, sente falta de ver uma cidade na qual ele se reconheça.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.