Diversão e Arte

Gianfranco Rosi chega ao Festival de Berlim com filme estranho

O problema para quem vê Fuocoammare é a sensação, senão a certeza, de haver uma heterogeneidade entre os imigrantes

Rui Martins - Especial para o Correio
postado em 18/02/2016 07:30
O problema para quem vê Fuocoammare é a sensação, senão a certeza, de haver uma heterogeneidade entre os imigrantes

Berlim - Ninguém se esquece que Gianfranco Rosi ganhou o Leão de Ouro de Veneza, há três anos, com Sacro GRA, o primeiro documentário a conquistar esse prêmio. Mas seu filme na competição internacional do Festival de Berlim é estranho. Fuocoammare foi filmado em Lampedusa, cidade italiana que se tornou conhecida por chegarem ali milhares de imigrantes africanos, em barcos vindos da Líbia.

O trabalho de Rosi parece conter dois documentários: um principal, mostrando a tragédia humana dessa imigração, e outro com o menino Samuel fabricando ou usando seu estilingue ou num barco, próximo a um pescador-mergulhador italiano.

O problema para quem vê Fuocoammare é a sensação, senão a certeza, de haver uma heterogeneidade entre os imigrantes, o menino e o pescador de Lampedusa. Rosi, diante das perguntas de críticos um tanto surpresos, não se sentiu constrangido e explicou ter usado o menino Samuel e o mergulhador para mostrar como prosseguia a rotina normal na cidade de Lampedusa. A explicação pode ser bene trovata, mas não convence, mesmo porque tanto Samuel como o mergulhador não tem sequer um único ponto de contato com os imigrantes.

Um outro fator trabalhou contra o filme de Gianfranco Rosi, foi a atualidade. Enquanto Rosi montava seu filme com migrantes, na maioria jovens da África Subsaariana, em busca de uma vida melhor na Europa, tragédias ainda maiores começaram a ser cotidianas, no trajeto das costas turcas para as costas gregas, de famílias sírias inteiras afogadas no naufrágio de precários barcos pneumáticos. Mulheres, homens e crianças fugindo da guerra na Síria e de outras regiões instáveis do Oriente Médio, em busca de refúgio na Europa. Mesmo assim, o filme foi aplaudido de pé pelo público, e muitos críticos o apontam como favorito ao Urso.

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