Diversão e Arte

Em novo disco, Kanye West traz mostra todas as suas contradições

The life of Pablo tem referências religiosas ao mesmo tempo que esbanja arrogância

Adriana Izel
postado em 22/02/2016 10:03
The life of Pablo tem referências religiosas ao mesmo tempo que esbanja arrogância
O rapper Kanye West passa a maior parte do tempo nos holofotes por conta do número de polêmicas em que se mete. Só nos últimos dias, esteve envolvido com problemas por conta de uma dívida que alega ter no valor de US$ 53 milhões; pediu dinheiro ao dono do Facebook, Mark Zuckerberg; criticou o fato de as pessoas ajudarem países como a África e se recusarem a financiar suas ideias; e ainda foi alfinetado por Taylor Swift, que usou o Grammy Awards para mandar um recado ao desafeto por xingá-la. Kanye garante que o sucesso de Taylor se deve a ele, como destaca na canção Famous, que faz parte do mais novo disco de West. ;Eu e Taylor ainda podemos fazer sexo. Eu fiz aquela vadia famosa;, diz a música.

[SAIBAMAIS]No entanto, a trajetória do cantor não deveria ser assim. O artista já mostrou mais de uma vez ser um nome importante na história do hip-hop e na produção de música internacional. Seus principais álbuns sempre demonstraram o potencial de artista criativo e antenado no mundo da música, tudo o que Kanye West mostra em seu novo disco The life of Pablo, o nono da carreira. Um álbum repleto de referências a black music e a religiosidade (inclusive, a música gospel), em faixas como Ultralight beam e Hightlights, ao mesmo tempo que esbanja arrogância e egocentrismo, em canções como Famous e I love Kanye. The life of Pablo é o resultado de tudo o que o marido de Kim Kardashian é: uma tremenda contradição, enquanto é um superartista, se boicota no mercado pela arrogância.

O lançamento oficial do disco aconteceu durante um evento de moda no Madison Square Garden, em Nova York, com a presença de 18 mil pessoas e exibição simultânea em cinemas dos Estados Unidos e da Europa. Três dias depois, o disco chegou ao Tidal, único local em que o álbum estará disponível. Assim como ocorreu com Anti, de Rihanna, o material estava disponível para download na plataforma, o que fez com que o álbum depois fosse baixado 500 mil vezes ilegalmente em apenas 24 horas, segundo informações dos sites Hits Daily Double e Music Business Worldwide. ;Meu álbum nunca estará na Apple. E eu nunca o colocarei para a venda. Você o conseguirá apenas no Tidal;, justificou o artista em seu Twitter.

Contradições

Como esperado, The life of Pablo chega ao mercado em meio a muitas polêmicas. A começar pelo título, que segundo declarações do artista, é uma referência ao apóstolo Paulo, um dos seguidores de Jesus Cristo do novo testamento da Bíblia derrubando as especulações de que tivesse a ver com o pintor Pablo Picasso ou com o narcotraficante Pablo Escobar. ;Paul é um dos mensageiros mais poderosos do primeiro século. Agora estamos aqui 20 anos após porque ele era um viajante. Todos memes estão errados. The life of Paul... The life of Pablo... Raios ultraluminosos... Mães pais e filhos levantem-se;, afirmou pelas redes sociais. Antes de ganhar o título oficial, o álbum se chamou So help me god, SWISH e Waves, essa última nome de uma das faixas do CD.

Com 18 músicas, Kanye West sabe ir e voltar entre as suas contradições no disco. Iniciando com a canção gospel Ultralight beam, que tem participação de Kelly Price, enquanto intercala canções como a polêmica Famous, gravada com Rihanna. Se a persona do cantor é facilmente criticada, essa é uma dificuldade em relação a The life of Pablo, muito bem executado musicalmente misturando referências da soul music com o rap tradicional que levou West ao estrelato. ;Eu sei de fãs que diriam que eu nunca voltaria a fazer rap assim de novo;, como ele mesmo define em No more parties em LA.

The life of Pablo

De Kanye West. Good Music e Def Jam, 18 faixas. Disponível apenas no Tidal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação