Diversão e Arte

Terceira edição do Bazar de Cosplay chega a Brasília e reúne fãs

Evento terá desfiles, workshops e comidas típicas da cultura pop japonesa

postado em 02/03/2016 07:30
Fãs de mangás se vestem como seus personagens favoritos: bazar será uma oportunidade para comprar acessórios e mobilizar os fãs


OBazar de Cosplay chega a terceira edição e reúne apaixonados pela cultura pop japonesa. A ideia surgiu em 2012, quando participantes do grupo Central Cosplay perceberam que tinham muitas fantasias antigas e decidiram vender. Esse ano o bazar será realizado, no sábado, no Sesc da 913 Sul.

Além das fantasias, estarão à venda itens como mangás, jogos, figuras de ação e outros acessórios do universo geek. Também ocorrerão desfiles de cosplay, animekê (músicas tema de animes cantadas no caraokê), workshops e comidas típicas.

O público de evento é formado, principalmente, por jovens entre 18 e 24 anos, que são fãs da cultura pop japonesa. ;O legal de eventos como esse é que podemos comprar coisas quase novas com um preço bem menor!”, conta a estudante de Letras, Mariane Costa, fã de animes.

;A ideia do bazar, não é só vender os produtos, mas é mobilizar a comunidade e reunir pessoas que gostam do universo otaku;, enfatiza Gustavo Almeida, coordenador de marketing do Central cosplay.

O que é

O termo cosplay veio da junção das palavras em inglês ;costume; e ;play;, que em tradução livre significa ;brincar de interpretar;. Surgiu discretamente nos Estados Unidos em 1939, durante a primeira Worldcon, por Myrtle R. Douglas, fã de livros de ficção científica. Hoje, com o cinema, os games e as animações tão evidentes na cultura contemporânea, o movimento ganhou o mundo.

No Brasil, a tendência chegou por volta de 1996 com a primeira convenção de animes do país, Mangacon, realizada em São Paulo. Um marco do cosplay nacional, a feira foi responsável por espalhar a cultura por todas as regiões do país.

A designer gráfica brasilense Gabriela Almeida, é um dos grandes nomes do cosplay nacional.Conhecida no meio geek como Shermie, Gabriela faz sucesso no universo nerd. ;O cenário no Brasil está crescendo muito, mas em comparação com outros países a adesão é muito menor;, conta Gabriela. Shermie também fez um curso de moda que, segundo ela, ajuda bastante na produção das fantasias, ;Ter feito o curso de moda faz com que eu economize na mão de obra, a minha fantasia mais cara custou R$ 400;, afirma.

Ação social

Os organizadores do bazar fecharam parceria com o Sesc, que cedeu o local para que o bazar acontecesse. Em contrapartida, o público que comparecer ao evento deve levar 1kg de alimentos não perecíveis, doados ao projeto Mesa Brasil Sesc.


Bazar de Cosplay

Somente sábado, no Sesc da 913 Sul

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação