Irlam Rocha Lima
postado em 02/03/2016 07:30
A música de Brasília tem se destacado nacional e internacionalmente, entre outros aspectos, por revelar grandes instrumentistas. Violonistas, guitarristas e bandolinistas brilham intensamente nos palcos da cidade e mesmo quando vão além dos limites do Distrito Federal.
Mas a capital possui, também, uma legião de notáveis saxofonistas, tanto na área popular quanto na erudita. Quase todos possuem formação acadêmica e competência comprovada nos grupos dos quais fazem parte ; sejam quartetos de jazz, bandas de pop rock ou sejam orquestras sinfônicas.
Um dos maiores destaques nesse segmento é Ademir Júnior, requisitado por estrelas da MPB como Hermeto Pascoal, João Donato, Guinga, Hamilton de Holanda, João Bosco, Elza Soares e Rosa Passos. Ele é também maestro da Orquestra JK (uma autêntica big band), arranjador da Banda do Corpo de Bombeiros, líder de um quarteto de jazz, idealizador da disciplina de improvisação no Curso Internacional de Verão da Escola de Música e tem três discos solos lançados.
Ademir está agora à frente de um projeto no exterior: o Brasil do Saxofone, que na última segunda-feira levou para a França dois grupos ; um popular e um erudito. As duas formações vão mostrar para os europeus a sonoridade do sax desenvolvida em Brasília, numa série de apresentações entre hoje o próximo dia 12.
;Vamos mostrar nosso trabalho em três cidades francesas, sempre dando ênfase à obra de compositores brasileiros;, destaca o saxofonista brasiliense, com 30 anos de sopro ; ele iniciou a carreira com 10 anos de idade. ;Vamos iniciar a rápida turnê por Nantes. Depois, faremos cinco apresentações em Paris e depois seguiremos para Rouen.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.