Diversão e Arte

Amor e superação marcam longas de festival de filmes sobre deficiência

Temas como compreensão, autonomia e independência estão nos filmes

Ricardo Daehn
postado em 02/03/2016 07:30

Prima Madenn é um 33 filmes de 20 países selecionados para a mostra Assim vivemos, no CCBB

Uma determinada busca por independência, autonomia, compreensão e amor alarga as possibilidades de convívio entre todos, como apontam os temas explorados pela sétima edição da mostra Assim vivemos ; Festival internacional de filmes sobre deficiência, a partir de hoje no Centro Cultural Banco do Brasil. Até 14 de março, em programação com quatro sessões diárias (com entrada franca), será possível acompanhar enredos de vida como a da adolescente russa que é surda, dona de inteligência aguda que a torna bastante expansiva, no filme Lições de italiano.

Vencedor de festivais como o californiano Internacional Family Film e concorrente, entre outros, ao Woodstock Film Festival, o curta de ficção australiano O entrevistador se revela como uma das prestigiadas atrações. ;Muita gente do público se impressiona com ele: mostra um homem com síndrome de Down que, após ser dedicar por muito tempo em tarefas simples, consegue expandir o alcance da competência;, observa a diretora do festival, Lara Pozzobon.

Lara destaca a empatia gerada por personagens reais, como a protagonista de Prima Madenn. ;Essa francesa foi diagnosticada nos Transtornos do Espectro Autista (TEA): vista de perto, ela é igual a qualquer pessoa, mesmo com traços de deficiência intelectual;, conta. Dirigida por um familiar de Madenn, a fita revela o comprometimento de um primo, da mesma idade dela, que visa esclarecer limites para as diferenças entre ambos.

Com bastante autonomia, Madenn trabalha, tem namorado e vai a Paris sozinha para passar o fim de semana com o primo. ;Externamente, ela tem traços que indicam alguma diferença, mas, de perto, pensamento e sentimentos expõem igualdade. Na narrativa, o detalhe que mais intriga o primo é que, por escrito, Madenn expressa uma complexidade muito superior às conversas pessoais mantidas entre ambos;, assinala a diretora do festival.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação