Diversão e Arte

Diversão & Arte indica 10 livros de ficção científica. Confira!

postado em 03/03/2016 12:46

A cultura e arte se misturam quando o assunto é ficção científica. Um gênero literário muito conhecido para quem aprecia ciência, mistério, pitadas de aventuras e caos com o futuro. As histórias são diversas e giram em torno de viagens espaciais, viagens no tempo, robôs, vidas extraterrestres ou simplesmente colocar o leitor em planos jamais imaginados.


A ficção científica só se tornou possível pela ascensão da ciência moderna, sobretudo pelas revoluções operadas na astronomia, na física, química e na biologia, além da antiguíssima literatura fantástica, que hoje já virou um gênero à parte.


Consagrados autores como Isaac Asimov, Ursula Le Guin, Philip K. Dick e William Gibson, a ficção cientifica abrange um número grande de escritores que jamais seria possível listá-los. Mas o importante é sabermos que o universo é muito maior que a lista que nós separamos e que é possível apreci-á-los no mundo das histórias em quadrinhos, cinema, seriados, entre outros.


Separamos uma lista de 10 importantes livros do gênero para deixar um gostinho de quero mais e para despertar o desejo de continuar descobrindo novos mundos. Aproveite!



1. Neuromancer (William Gibson / 1984)
Lançado em 1984, o livro conta a história de um ex-hacker que é envenenado depois de tentar roubar uma grande empresa. Esse veneno impedia o protagonista de se conectar às inteligências artificiais que controlavam a vida no planeta, causando desespero no personagem e nos leitores. É na busca pela cura e no surgimento de outros personagens que se concentra o grande destaque deste excelente livro.
Neuromancer é um livro de ficção científica que introduzia novos conceitos para a época, como inteligências artificiais avançadas e um cyberespaço quase que ;físico;
Esta é a única obra desta lista a não possuir uma adaptação oficial nos cinemas, mas vale dizer que Matrix possui forte inspiração nela.


2. Eu, Robô (Isaac Asimov/1950)
Esse livro pertence a um dos maiores gênios da literatura científica, que é muito conhecido por antecipar acontecimento do futuro. Reúne os primeiros textos do autor sobre robôs, publicados entre 1940 e 1950. São nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo, e que contêm em suas páginas, pela primeira vez, as célebres três leis da robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na literatura e na própria ciência.

3. Duna (Frank Herbert/1965)
A vida do jovem Paul Atreides está prestes a mudar radicalmente. Após a visita de uma mulher misteriosa, ele é obrigado a deixar seu planeta natal para sobreviver ao ambiente árido e severo de Arrakis, o planeta deserto. Envolvido numa intrincada teia política e religiosa, Paul divide-se entre as obrigações de herdeiro e seu treinamento nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Para quem é fã de Star Wars, vale a leitura, pois muitos dizem ser a grande inspiração para fazer o filme.


4. 1984 (George Orwell/1948)
Winston vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. Com uma crítica do poder pelo poder, o livro é uma obra prima futurista.


5. Admirável mundo novo (Aldous Huxley/ 1932)
Retrata um mundo onde as pessoas são feitas em laboratórios e adestradas comportamentalmente para seguir a vida dentro de uma sociedade de castas bem definidas. Roforça o tema da sociedade totalitária e solidifica o conformismo.


6. 2001: Uma Odisseia no Espaço ( Arthur C. Clarke/ 1968)
Desde o início da humanidade, um estranho monólito parece interferir no planeta Terra. Já no século 21, uma missão vai para Júpiter para tentar resolver o enigma. O enredo principal se baseia na ida ao planeta, quando o computador principal da missão apresenta sinais de instabilidade na inteligência artificial e ameaça toda a tripulação. Apesar de algumas pessoas pensarem que o filme homônimo é uma adaptação deste livro, a verdade é que eles foram criados em conjuntos.

7. O guia do mochileiro das galáxias (Douglas Adams/ 1979)
O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Douglas Adams escreveu a lendária série de cinco livros que vendeu mais de quinze milhões de cópias pelo mundo. conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.


8. Laranja Mecânica (Anthony Burgess/ 1962)
Apesar de muitos não vincularem o livro no gênero de ficção científica, vale ser lembrado. O livro foi imortalizado no filme de Stanley Kubrick e não só está entre os clássicos eternos da ficção como representa um marco na cultura pop do século 20. Mais de meio século depois, a perturbadora história de Alex, membro de uma gangue de adolescentes que é capturado pelo Estado e submetido a uma terapia de condicionamento social, continua fascinando e desconcertando leitores mundo afora.


9. Realidade Adaptadas (Philip K. Dick/ 2012)
Philip K. Dick escreveu alguns dos mais inspiradores contos do universo da ficção científica. Vários filmes são baseados na sua obra, como Blade Runner, Minority Report, O Vingador do Futuro e O Pagamento. O futuro concebido pelo autor é distópico e pessimista, e ele dá mais ênfase à ;viagem interior;, rumo à consciência e aos mistérios da mente, que às expedições interplanetárias. Esse edição reúne os melhores contos do autor.


10. Fahrenheit 451 (Ray Bradbury / 1953)
O romance apresenta um futuro onde todos os livros são proibidos, opiniões próprias são consideradas antissociais e hedonistas, e o pensamento crítico é suprimido. O personagem central, Guy Montag, trabalha como "bombeiro" (o que na história significa "queimador de livro"). O número 451 é a temperatura (em graus Fahrenheit) da queima do papel, equivalente a 233 graus Celsius. Um clássico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação