Alexandre de Paula
postado em 04/03/2016 11:29
Dirigido por Carlos Nader, o documentário A paixão de JL fica em exibição, com entrada franca, até 9 de março no Espaço Itaú Cultural de Cinema, no Shopping Casa Park. Fora do circuito comercial, o filme, que narra os três últimos anos do artista Leonilson, venceu o prêmio de melhor documentário, em 2015, no Festival É tudo verdade.
[SAIBAMAIS]Pintor, desenhista e escultor, o cearense José Leonilson Bezerra Dias morreu em 1993, vítima de AIDS. Três anos antes da morte (em janeiro de 1990), o artista começou a registrar em fitas cassete um diário íntimo, registrando o período final de sua vida. Foi a partir disso que o diretor Carlos Nader produziu o documentário.
Nader, que foi amigo de Leonilson, teve acesso ao arquivo em 2011 quando fez a curadoria de exposição sobre o artista. Utilizando a narração do próprio Leonilson, o filme incorpora imagens das obras do escultor e pintor. Além do relato íntimo, assuntos relevantes da época também aparecem. ;São assuntos tão diferentes quanto o Plano Collor, a Guerra do Iraque, filmes de Wim Wenders ou Derek Jarman, novelas da Globo, a tragédia da Aids ou o reino pop de Madonna;, explica o diretor.