Diversão e Arte

Pianista Helena Elias faz recital com programa de compositores brasileiros

A musicista radicada em Paris escolheu peças curtas e dinâmicas

Nahima Maciel
postado em 04/03/2016 15:38

Pianista escolheu repertório de autores brasileiros para recital em Brasília

A ideia de montar um programa dedicado a compositores brasileiros surgiu em Paris, onde mora a pianista Helena Elias. A ideia de um grupo de amigas vingou e Helena fez um recital com ingressos esgotados na sala Cortot, uma das mais prestigiadas da capital francesa quando se trata de música erudita. Como os brasileiros do repertório eram pouco conhecidos na França, Helena inseriu alguns prelúdios do russo Serguei Rachmaninoff. ;;Se as pessoas não conhecerem, elas não vão;, justifica. Hoje, é a vez do público brasiliense ouvir o mesmo programa, que Helena toca hoje, às 20h, no auditório da Casa Thomas Jefferson.

Radicada em Paris há mais de 25 anos e professora da École Normale de Musique, a pianista paraense realiza em Brasília um recital no qual incluiu peças de Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, Osvaldo Lacerda e do maestro Jorge Antunes, professor da Univerisdade de Brasília (UnB). Ela também fez questão de incluir uma suíte da Profecia de Zaratrustra, de Antonio Santana, compositor brasileiro radicado em Paris. ;Ele tem muito talento, mas não é conhecido no BRasil;, lamenta a pianista. De Jorge Antunes, ela toca Carimbozinho da Helena, uma homenagem do maestro.

O repertório brasileiro tem ainda quatro pequenas peças de Cine Suítes, de João Guilherme Ripper, e Toccata, de Claudio Santoro. ;É um programa diversificado, não é monótono, é parra o público mesmo, um programa de agrado geral com peças curtas e muito contrastantes que prendem o ouvinte;, avisa a pianista, que confessa nunca ter feito antes um recital apenas com peças curtas.

Helena Elias

Recital de piano. Hoje (4/03), às 20h, no auditório da Casa Thomas Jefferson (SEP Sul 706/906)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação