Diversão e Arte

Samba celebra passagem dos 100 anos da gravação do primeiro disco do gênero

A contagem do centenário começa com a gravação da canção Pelo telefone, de Donga

Irlam Rocha Lima
postado em 07/03/2016 07:32
A contagem do centenário começa com a gravação da canção Pelo telefone, de DongaAté hoje há quem questione a origem do samba. Mas o certo é que, transcorrido o primeiro centenário, o tradicional gênero da MPB mantém-se popularíssimo. Cada vez mais cultuado, esse símbolo da nossa cultura popular se espalhou por todo o país e é visto em todo o mundo como a principal manifestação artística do Brasil.

Surgido de raízes africanas, mais especificamente do batuque que, no período colonial, os escravos negros promoviam nas senzalas, teve como alicerces o canto, instrumentos rústicos e a dança. Em cada região recebeu um nome ; samba de roda, no Recôncavo Baiano, e samba, no Rio de Janeiro, foram os que se fixaram.

No Rio, os escravos libertos, no início do século 20, entraram em contato com outros gêneros musicais populares entre os cariocas, como polca, lundu e maxixe, que foram incorporados ao ;semba; (expressão igualmente trazida da África). Dessa fusão resultou o samba urbano, cujo surgimento, de acordo com os historiadores, se deu nas reuniões que ocorriam na casa das ;tias baianas;, entre elas a Tia Ciata ; a mais famosa ; no início do século 20.

[VIDEO1]
Inicialmente, o samba foi associado ao carnaval, criado por compostores como Donga, João da Baiana, Sinhô e Heitor dos Prazeres. Aliás, é de autoria de Donga o seminal Pelo telefone, o primeiro samba gravado (em 1917), tido como um marco, segundo registros da Biblioteca Nacional.

O gênero viria a tomar corpo na década de 1930. Época em que compositores de bairros como Estácio e Oswaldo Cruz e dos morros da Mangueira, Salgueiro e São Carlos começaram a fazer o que veio ser chamado de ;samba de raiz;. Nomes como Ismael Silva (Estácio), Cartola e Nelson Cavaquinho (Mangueira), Canuto (Salgueiro), Paulo da Portela e Geraldo Pereira são contemporâneos.

Linha do tempo


1910
Pelo telefone, de Donga, o primeiro samba gravado, em 1916, é tido como marco do surgimento do samba, segundo registros da Biblioteca Nacional.

1920
Nomes como Noel Rosa, Wilson Batista, Cartola, Paulo da Portela e Geraldo Pereira começam a fazer o que veio a ser chamado ;samba de raiz;.

1930
É a década de ouro do samba. Compositores como Ismael Silva, passaram a fazer o chamado samba sincopado. Surgiram Assis Valente e Dorival Caymmi.

1940
O samba passa a ser visto como ;música nacional;, época em que proliferou o chamado samba-exaltação, com destaque para Aquarela do Brasil, de autoria de Ary Barroso.

1950
A bossa-nova, que teve a batida do violão de João Gilberto como base, criou um samba, com destaques para Tom Jobim, Vinicius de Moraes, entre outros.

1960
Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zé Keti e Chico Buarque saíram em defesa da volta
da batida tradicional do samba.

1970
Adoniram Barbosa, João Bosco, Aldir Blanc, Benito de Paula, Luiz Ayrão, Clara Nunes e Beth Carvalho foram nomes representativos do ritmo na década.

1980
O Cacique de Ramos transformou-se em celeiro de um estilo de samba, com a adição de banjo e repique. Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Arlindo Cruz foram revelados ali.

1990
Samba como roupagem mais lúdica, com rimas fáceis e melodia alegre. As bandas Art Popular, Molejo, Harmonia do Samba, Só Pra Contrariar e É o Tchan tinham o Raça Negra como contraponto.

2000

Sambistas que participaram do processo de revitalização do bairro da Lapa, como Diogo Nogueira, Teresa Cristina, Alfredo del Penho e os grupos Casuarina e Semente resgataram o samba clássico.

A contagem do centenário começa com a gravação da canção Pelo telefone, de Donga2010

Thiaguinho é a estrela mais reluzente da geração atual do samba, que tem outros nomes destacados, entre eles, Péricles, Xande de Pilares e Mumuzinho.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação