Diversão e Arte

Expoentes do thrash metal vivem boa fase, lançam discos e fazem turnês

Gênero inspirou inúmeros grupos dos Estados Unidos ao Brasil

postado em 14/03/2016 07:32

Charlie Benante, nos bastidores de aparição dos prêmio Grammy

Não se engane: em 22 de março, no Ginásio Nilson Nelson, a grande atração da noite será o Iron Maiden, banda que já vendeu mais de 90 milhões de discos, tem fãs em todo o mundo e é tida como uma das melhores de todos os tempos do heavy metal. A abertura do espetáculo, no entanto, ficará a cargo do Anthrax, grupo digno de ser headliner dos principais festivais do Globo e que, assim como a Donzela de Ferro, arrasta uma legião de admiradores e sempre foi fiel aos princípios do gênero ao qual é identificada.

Fundado em 1981, no Queens, em Nova York, o Anthrax é considerado uma das bandas fundadoras e popularizadoras do chamado thrash metal, subgênero do metal associado ao movimento que surgiu no começo dos anos 1980 no sul da Califórnia, com bandas como Metallica, Slayer e Megadeth.

O termo thrash metal, cuja tradução está mais associada a um movimento ou pancada repentina e violenta, e não a ;lixo;, foi usado pela primeira vez pela revista "Kerrang", em referência a uma música do próprio Anthrax, Metal thrashing mad.

Caracterizado pela velocidade e agressividade de suas composições, o subgênero viveu o melhor momento na metade da década dos anos 1980, quando as bandas do chamado Big Four (Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax) lançaram os melhores trabalhos, dos quais dois ; Master of puppets e Reign in blood, completam 30 anos em 2016 ; e influenciaram grupos de sucesso que mesclaram a energia do thrash com vertentes do heavy metal clássico e do hardcore. Entre tais bandas, estão Pantera, Kreator, Sodom, Suicidal Tendencies e inúmeras outras.

Entrevista com Charlie Benante, baterista do Anthrax

Nos últimos anos, você passou por problemas pessoais (morte da mãe em 2012) e de saúde (síndrome de túnel carpal). Como você está agora?

Eu estou bem. Acabamos de encerrar uma turnê pelos Estados Unidos com o Lamb of God e me senti bem, consegui completar a maioria dos shows. Os que eu não consegui, utilizamos John Dette, que é um excelente baterista e tem nos acompanhado, sempre pronto para me substituir.

O Anthrax está visitando Brasília pela primeira vez, no ano em que a banda completa 35 anos desde sua formação. O que isso diz sobre a popularidade de vocês?

Os países da América do Sul estão entre os nossos lugares favoritos para tocar e no Brasil particularmente, que é um local no qual já estivemos algumas vezes, o público costuma ir à loucura o que, por sua vez, faz com que nós, de cima do palco, nos animemos ainda mais também. Então, são sempre shows muito legais.

Fale um pouco sobre a relação de vocês com o Iron Maiden e a influência deles para a carreira do Anthrax.

Desde que eu os conheci, mesmo com todo o sucesso, os caras do Maiden não mudaram, eles sempre foram excelentes pessoas. Em relação à influência, eles são o tipo de banda na qual você tenta modelar sua própria carreira, pensando ;como eles fizeram isso, como eles agiram naquilo;. Seria interessante se as bandas mais jovens mirassem o exemplo deles também, tenho certeza que elas cometeriam menos erros.

Como tem sido a recepção ao novo álbum, For all kings, e como ele se compara aos álbuns anteriores da banda?

A recepção às músicas que temos tocado ao vivo tem sido excelente. A sensação que eu tenho é que esse disco é como se fosse o segundo das nossas carreiras, pois o nosso álbum anterior, Worship music, representou um recomeço para a banda, já que foi o primeiro trabalho de material inédito que lançamos em oito anos e o primeiro desde 1990 com Joey Belladona (o vocalista). Então, tem sido um momento legal para o Anthrax.

Lemmy morreu no ano passado e muitas das bandas lendárias de metal estão envelhecendo e se aproximando da aposentadoria. Você teme pelo futuro do gênero?

É realmente preocupante, pois, de fato, as bandas lendárias que conhecemos e amamos estão envelhecendo e saindo de cena aos poucos e não vejo renovação no estilo. Não vejo mais originalidade nas bandas que estão surgindo, é um pouco assustador, então eu me questiono o que vem por aí no metal.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação