;Fico entusiasmada para vir ao Brasil, rumo a um debate que, a depender da cultura de cada país, pode se revelar duro;, observa a diretora de cinema Lacey Shwartz, que chega ao país com o objetivo de fortalecer traços de identidade pessoal do público disposto a assistir ao documentário Pequena mentira branca. Judia, vinda da classe média, ela viu muito da estabilidade da vida ruir, quando percebeu verdades varridas para baixo do tapete, anos a fio, quando a sua negritude, em família, era alvo de preconceito velado. O filme decorrente da experiência pessoal da artista será exibido sexta-feira, às 20h30, na programação de Americana.doc ; Mostra de documentários e curtas, evento que será realizado, a partir de hoje, no Cine Brasília (EQS 106/107).
A diretora Lacey Shwartz, formada em direito por Harvard, constrói uma filmografia apoiada na quebra de barreiras sociais, justo um dos enfoques privilegiados na mostra do Cine Brasília, diversificada e montada por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, com temas que abrangem música, religião e inovações tecnológicas. As obras foram criadas, de modo independente, no programa American Film Showcase, administrado pela Universidade do Sul da Califórnia (USC) e dotado de itinerância.
;Viajei muito com o filme, passei por regiões da Ásia e do Caribe, e todos têm a visão cosmopolita da América, na qual os tópicos raciais teriam sido superados nos Estados Unidos, fato em que realmente não acredito;, observa Lacey. Ela completa que, muitas vezes, grandes assuntos são postos à mesa, mas desconversados. ;É difícil ter que compartimentar traços de racismo ou questões de gênero. São temas globais mas que tendem a se modificar, a depender de onde a pessoa more ou de quem seja e com quem esteja. Mas fatos negativos podem ser superados: tudo com o estreitamento de criatividade e comprometimento artístico. Minha luta é contra a estigmatização;, comenta.
Fique atento
Domingo, às 19h,
Slingshot, de Paul Lazarus.
Desvendando até passagens secretas embutidas na casa do inventor Dean Karmen (famoso por patentear o diciclo Segway), o cineasta chega ao destrinçar de protótipo de objeto purificador de água que, testado em Gana, projeta a liquidação de uma série de doenças mundo afora. O programa inclui o curta-metragem The numberlys, fábula em que o alfabeto se desentende com um conjunto de números.
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Dia 21 de março, às 19h,
The overnighters, de Jesse Moss
O documentário mostra uma leva de desempregados que, sem residência, parte rumo a Willistone (Dakota do Norte) local em que contam com as palavras do pastor luterano Jay Reinke para assimilação da esperança de dias melhores.
Americana.doc
Cine Brasília (EQS 106/107). De hoje até o dia 23 de março, com sessões às 19h (exceto sexta, às 20h30). Exibição de dez títulos norte-americanos criados de modo independente. Entrada franca.
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