Diversão e Arte

Cine Brasília exibe nova mostra de documentários

A 'Mostra americana.doc' traz grande opções de documentários americanos em sessões diárias com entrada franca

postado em 17/03/2016 12:05

A 'Mostra americana.doc' traz grande opções de documentários americanos em sessões diárias com entrada franca

Para os brasilienses fãs de documentários, o Cine Brasília traz boas notícias. De quinta-feira (17/3) até quarta (23/3), o espaço exibirá todos os dias, às 19h, sete documentários dos EUA que abordam temas variados. A entrada para os filmes é franca e a classificação varia de acordo com o longa.

Confira a programação completa.
[SAIBAMAIS]
Quinta-feira (17/3)

19h ; Far from home (EUA, 2014, documentário, 74 minutos, classificação 10 anos), direção: Phil Hessler, Galen KnowlesI.

Fruto de uma vida familiar desestruturada em Uganda, Brolin emigra para ao EUA, encontra refúgio no improvável esporte do snowboarding. Junto com a paixão por educação, Brolin luta agora para ser o primeiro praticante de snowboarding a representar um país africano nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Sexta-feira (18/3)


20h30 - Little white lie (EUA, 2014, documentário, 66 minutos, classificação 10 anos) direção: Lacey Schwartz. ENTRADA FRANCA.

O que determina a nossa identidade? Little White Lie é um documentário sobre família, negação e redenção. Ele conta a história de Lacey Schwartz, filha de uma típica família judia de classe média em Woodstock, e as surpreendentes descobertas que faz de segredos de família e de sua história.
OBS: Após a projeção conversa com a diretora norte-americana Lacey Schwartz.

Sábado (19/3)


19h - Becoming bulletproof (EUA, 2014, documentário, 80 minutos, classificação 10 anos), direção: Michael Barnett.


A incrível história de um grupo de pessoas com deficiências que participa de uma ambiciosa produção cinematográfica indie. O filme documenta a produção de um Faroeste realizado com tudo que tem direito: figurinos, brigas de bar, mocinhos e bandidos. Fruto dos ideais de dois irmãos, e suas respectivas esposas, o filme faz parte de um projeto de cinema inclusivo. Uma sublime lição sobre como o cinema pode ajudar a superar a exclusão e a marginalização.

Domingo (20/3)

19h ; Slingshot (EUA, 2014, 88 minutos, classificação 10 anos), direção: Paul Lazarus.

Um retrato do pitoresco e notável inventor do ;diciclo Segway;, Dean Kamen. Gênio excêntrico com uma provocante visão de mundo, Kamen é uma inspiração para os futuros cientistas. O inventor mora em uma casa com passagens secretas e garagem para helicóptero. Sua última paixão: o sistema de purificação de água SlingShot, testado numa área rural de Gana, criado para acabar com metade das doenças humanas da Terra.

Segunda-feira (21/3)


19h - The overnighters (EUA, 2014, documentário, 100 minutos, classificação 14 anos), direção: Jesse Moss.

Dezenas de milhares de esperançosos trabalhadores desempregados migrantes aportam na pequenina cidade de Williston, Dakota do Norte, com sonhos de uma vida honesta e compensadora. Sem trabalho nem casas para morar, eles vão encontrar no pastor luterano Jay Reinke um aliado que lhes devolverá a fé e a dignidade.

Terça-feira (22/3)


19h - Throug a lens darkly (EUA, 2014, documentário, classificação 10 anos) direção: Thomas Allen Harris.

Um documentário sobre como as comunidades afro-americanas têm usado a câmera como ferramenta de mudança social desde a invenção da fotografia aos dias de hoje. Narrativa épica entre o presente e o passado, por meio de fotógrafos e artistas contemporâneos cujas imagens e histórias tentam reconciliar legados de orgulho e humilhação.

Quarta-feira (23/3)


19h - Keep on keepin;on (EUA, 2014, documentário, classificação 10 anos), direção: Al Hicks.

Filmado durante cinco anos pelo cineasta iniciante Al Hicks, o documentário narra o percurso do pianista prodígio cego de 23 anos, Justin Kauflin, e sua relação musical e humana com a lenda do jazz e professor, Clark Terry (à época, debilitado e com 93 anos), mestre de Quincy Jones, mentor de Miles Davis. Uma sensível história de amor e compromisso, realizada com muito afeto por Hicks, outro ex-aluno de Terry.

No sábado e no domingo, edição especial da mostra Acompanhe o curta também será exibido logo após o documentário.

Sábado:
Kehinde Wiley: an economy of grace (EUA, 2014, documentário, 38 minutos, classificação livre), direção: Jeff Dupre.

Conhecido por suas reinterpretações vigorosas de retratos clássicos mostrando jovens homens afro-americanos, o artista visual de Nova York Kehinde Wiley fez uma revolução na arte do retrato. Nesse processo, tomou de assalto o mundo da arte. Wiley embarcou recentemente em um novo e empolgante projeto: uma série de retratos clássicos de mulheres afroamericanas. ENTRADA FRANCA


Domingo:
The numberrlys (EUA, 2013, documentário, 13 minutos, classificação livre), direção: William Joyce, Brandon.

O curta é uma épica homenagem de Fritz Lang a Metrópolis, mas para crianças. Os amigos 1, 2, 3, 5 e 5 vivem um mundo onde não há alfabeto, apenas números. Um dia eles decidem que querem algo diferente do seu ordeiro mundo. Eles criam um alfabeto próprio e de repente tudo se transforma.

A 'Mostra americana.doc' traz grande opções de documentários americanos em sessões diárias com entrada franca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação