Diversão e Arte

Líder espiritual hare krishna fala hoje na Universidade de Brasília

Chandramukha Swami aborda temas da filosofia védica

postado em 23/03/2016 07:30

Chandramukha Swami: a importância da dimensão espiritual para atravessar os tempos difíceis de múltiplas crises

Iniciado na religião hare krishna desde 1979, Chandramukha Swami viu na filosofia védica um caminho de vida. Após os votos monásticos, renunciou aos bens materiais e à carreira de jornalista em 1986 na cidade de Mayapur, na Índia. Atualmente, ele figura entre os principais líderes hare krishnas do Brasil e chega à cidade para ministrar hoje, às 12h30, a palestra Meditação em tempos difíceis, na Universidade de Brasília (UnB).

;Somos uma alma que habita um corpo. Esse corpo é um veículo muito importante, mas, assim como um carro, devemos saber dirigi-lo. Infelizmente, vivemos a era de Kali, marcada pelo descuido com nossa essência. O corpo a serviço do verdadeiro eu, que é a alma, é muito mais valioso;, destaca Swami em entrevista ao Correio.

Durante o encontro, o líder detalha o projeto Lapidar, um método de estudo e práticas espirituais de autoria própria que pode ser utilizado por qualquer pessoa e que independe de religião. A linguagem universal tem atraído participantes de diferentes perfis: até o momento Swami percorreu 80 cidades e realizou mais de 100 palestras em espaços dedicados à ioga e em universidades. ;Somos um diamante que está coberto e temos que remover aquilo que há de ruim nele. O conhecimento védico nos ajuda nessa tarefa, passando uma visão ampla e contemporânea da vida;, ressalta o Chandramukha, autor de mais de 20 livros espiritualistas como Bhagavad-gita para Iniciantes, Trazendo o sagrado para o cotidiano e Meditando com Krishna.

A escolha pelos ambientes acadêmico e yogue foi uma decisão estratégica do movimento para atingir uma maior recepção do público. ;Em um primeiro momento, as pessoas interessados em ioga buscam saúde e bem-estar. Depois de algum tempo, o interesse começa a aumentar e elas querem se aprofundar sobre mantras e filosofia de vida;, afirma Chandramukha, que defende a quebra de esteriótipos relacionados aos hare krishnas, propagados na década de 1970. ;Logo no início, nosso movimento atraía pessoas de inclinação hippie. Hoje em dia, vemos gente que vive dentro dos padrões da sociedade e busca a espiritualidade que não crie uma sensação de medo, culpa ou penitência. Eles querem algo que os encoraje e entusiasme;.

Palestra Meditação em tempos difíceis

Hoje, às 12h30, Na Universidade de Brasília (UnB). ICC Ala Sul, anfiteatro 4. Entrada franca. Palestra Festival da Lua Dourada Hoje, às 19h, no Setor de Chácaras do Lago Norte, Trecho 7. Informações: 8168-5694.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação