Artista multifacetada, a musicista Maria Teresa Madeira se tornou conhecida do grande público em 1999, ao gravar a trilha sonora de Chiquinha Gonzaga, dublar Regina Duarte, a protagonista da série televisiva e aparecer no fim de cada capítulo tocando composições da homenageada, em elogiadas performances ao piano.
Em 2016, a pianista carioca comemora 40 anos de carreira com um projeto ambicioso: Integral Ernesto Nazareth, caixa com 12 CDs que reúnem 215 composições de um dos criadores do choro ; gênero considerada a gênese da música popular brasileira. Depois de lançá-lo com um concerto no último dia 20, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, ela faz o mesmo em Brasília.
De hoje a quarta-feira, às 21h, Maria Teresa, acompanhada pelo percussionista baiano-brasiliense João Bani, apresenta-se no Espaço Cultural do Choro, pelo projeto Tributo a Paulinho da Viola. Além de temas do Integral, como as pouco conhecidas ; pelo menos para os não iniciados ; como Polonese, Proeminente e Fantástica, ela vai interpretar os clássicos Ameno Rosedá, Apanhei-te cavaquinho, Brejeiro, Escorregando e Turuna, além das inéditas Encantador e Capricho.
;Eu já havia gravado antes três discos com músicas do Nazareth: Sempre (com o bandolinista Pedro Amorim), em 1998, lançado pela gravadora Kuarup; e outros dois pela série Mestres brasileiros, em 2013. Nesta caixa, a abordagem, sem obedecer a ordem cronológica, foi bem mais abrangente e focaliza diferentes fases da obra dele, desde o início, na adolescência;, explica a pianista. ;Há uma mistura de gêneros, como polca, tango brasileiro, valsa, chá-chá-chá e, claro, choro, nos quais prevalecem a linguagem rebuscada dele;, acrescenta.
Todas as faixas dos 12 CDs foram gravadas num estúdio profissional que Maria Teresa possui no anexo de sua casa. ;Eu me dediquei a esse projeto, em piano solo, de abril de 2014 a junho de 2015, com produção sonora do meu marido, Márcio Dornellas. Como é um produto independente, só foi possível realizá-lo com o patrocínio que obtive da Funarte, ao vencer o Prêmio da Música Brasileira;, revela.
Maria Teresa Madeira
Show da pianista acompanhada pelo percussionista João Bani, de hoje a sexta-feira, às 21h, pelo projeto Tributo a Paulinho da Viola. No Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convebções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3225-1199.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.