Diversão e Arte

Pianista Maria Teresa Madeira comemora 40 anos de carreira em show

Ela toca no projeto Integral Ernesto Nazareth, que reúne 215 composições de um dos criadores do choro

Irlam Rocha Lima
postado em 30/03/2016 07:23

Ela toca no projeto Integral Ernesto Nazareth, que reúne 215 composições de um dos criadores do choro

Artista multifacetada, a musicista Maria Teresa Madeira se tornou conhecida do grande público em 1999, ao gravar a trilha sonora de Chiquinha Gonzaga, dublar Regina Duarte, a protagonista da série televisiva e aparecer no fim de cada capítulo tocando composições da homenageada, em elogiadas performances ao piano.

Em 2016, a pianista carioca comemora 40 anos de carreira com um projeto ambicioso: Integral Ernesto Nazareth, caixa com 12 CDs que reúnem 215 composições de um dos criadores do choro ; gênero considerada a gênese da música popular brasileira. Depois de lançá-lo com um concerto no último dia 20, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, ela faz o mesmo em Brasília.

De hoje a quarta-feira, às 21h, Maria Teresa, acompanhada pelo percussionista baiano-brasiliense João Bani, apresenta-se no Espaço Cultural do Choro, pelo projeto Tributo a Paulinho da Viola. Além de temas do Integral, como as pouco conhecidas ; pelo menos para os não iniciados ; como Polonese, Proeminente e Fantástica, ela vai interpretar os clássicos Ameno Rosedá, Apanhei-te cavaquinho, Brejeiro, Escorregando e Turuna, além das inéditas Encantador e Capricho.

;Eu já havia gravado antes três discos com músicas do Nazareth: Sempre (com o bandolinista Pedro Amorim), em 1998, lançado pela gravadora Kuarup; e outros dois pela série Mestres brasileiros, em 2013. Nesta caixa, a abordagem, sem obedecer a ordem cronológica, foi bem mais abrangente e focaliza diferentes fases da obra dele, desde o início, na adolescência;, explica a pianista. ;Há uma mistura de gêneros, como polca, tango brasileiro, valsa, chá-chá-chá e, claro, choro, nos quais prevalecem a linguagem rebuscada dele;, acrescenta.

Todas as faixas dos 12 CDs foram gravadas num estúdio profissional que Maria Teresa possui no anexo de sua casa. ;Eu me dediquei a esse projeto, em piano solo, de abril de 2014 a junho de 2015, com produção sonora do meu marido, Márcio Dornellas. Como é um produto independente, só foi possível realizá-lo com o patrocínio que obtive da Funarte, ao vencer o Prêmio da Música Brasileira;, revela.

Maria Teresa Madeira
Show da pianista acompanhada pelo percussionista João Bani, de hoje a sexta-feira, às 21h, pelo projeto Tributo a Paulinho da Viola. No Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convebções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3225-1199.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação