Diversão e Arte

Festival em Austin promove mostra de cinema e shows de astros do pop

Tecnologias interativas de ponta são o grande atrativo do evento

postado em 02/04/2016 10:46

Cenário do evento SXSW- South by Southwest festival: um dos mais importantes eventos de indústria criativa

Austin (Texas) ; Imaginem uma cidade no Texas, entre cowboys, um belo pôr do sol e música ao vivo em cada esquina. Ainda conversar com um robô idêntico ao seu criador, provar uma pizza feita por impressora 3D e, ao término de uma palestra sobre realidade virtual, curtir uma festinha com clima hippie. Sentiu um clima meio Woodstock/Blade Ranner?

Pois bem... Essa mistura estranha e divertida que mais parece um carnaval fora de época dos geeks foi, entre 11 e 20 de março, o cenário do SXSW: South by Southwest, um festival que acaba de completar 30 anos de existência e se firmou como um dos maiores eventos da indústria criativa e tecnológica mundial, sendo vitrine para lançamentos de tecnologias interativas de ponta de grandes empresas globais como Google, Samsung, Sony, YouTube, Spotify, Dropbox. Foi no SXSW que o Twitter se lançou em 2009, o Foursquare em 2012. E agora investidores, grandes corporações e pesquisadores estão de olho no que pode se destacar ao longo do evento.

Leia mais notícias em Diversão & Arte

É no SXSW que se reúnem alguns dos mais importantes empreendedores criativos dos EUA. E a cada ano eles investem ainda mais pesado em suas participações em um cenário diversificado em que dialogam acadêmicos e a indústria criativa. Lá, a interatividade impera e a forma de se pensar tem como fio condutor os preceitos da comunicação transmídia, em que o engajamento de público é feito em múltiplas plataformas de forma estratégica e exponencial.

Mas não é apenas durante os 10 dias do festival que Austin domina as atenções de americanos e estrangeiros. De acordo com reportagem do jornal Austin Chronicle, a cada dia cerca de 120 pessoas desembarcam na cidade para tentar a vida. Eles são atraídos pela indústria da inovação, em todos os campos.

Empresas de grande porte como Apple, Samsung, Intel e IBM se estabeleceram na cidade, investindo na região enquanto polo de tecnologia. Por conta disso, Austin está sendo cada vez mais conhecida como um novo Vale do Silício. A capital do Texas confirma sua vocação para reunir artistas que estão abrindo mercados entre os diversos planos da realidade.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação