Diversão e Arte

Pintor Cícero Dias ganha documentário com direção de Vladimir Carvalho

"Ele é um capítulo da arte brasileira moderna. Há quem associe a flutuação da pintura dele com a de Marc Chagall", conta o diretor

Ricardo Daehn
postado em 03/04/2016 07:45
Vladimir Carvalho e Raymonde, viúva de Cícero Dias, sob o fundo do quadro Recife lírico
Num retrospecto, o cineasta paraibano Vladimir Carvalho se dá conta de que o mais recente longa dele ; o documentário Cícero Dias, o compadre de Picasso ; constitui uma trilogia do modernismo. ;O longa O homem de areia, de 1981, foi sobre José Américo de Almeida, que abriu o ciclo do romance social do Nordeste. Sob a influência dele, agiu o José Lins do Rego, retratado em O engenho de Zé Lins (2007). E agora, no campo das artes plásticas, veio o Cícero Dias;, analisa. O novo filme integra a mostra competitiva do 21; Festival É Tudo Verdade, num primeiro momento, com projeções em São Paulo e no Rio de Janeiro, neste mês.

;Faço por onde para não perder a curiosidade: com um mínimo de energia, você é estimulado pelo próprio mundo ; e isso é recíproco;, observa o diretor, aos 81 anos. Sem concessões à direita ou à esquerda, como diz, Vladimir tão somente pretendeu o entendimento de Cícero, ;agente de choque entre o velho e o novo, numa condição que suscita perplexidade ou equivocada rejeição;. Cícero Dias, o compadre de Picasso aguçou o espírito quixotesco do diretor, que evitou pedir dinheiro ou encarar editais. ;O longa é genuinamente independente: não teve um centavo do poder público e contou apenas com parte da finalização do Canal Brasil. A produção foi minha, que sou um professor aposentado, e não mais do que isso;, confirma.

Preocupado com a memória que desaparece, Vladimir se dedicou ao primeiro filme do artista nascido em Escada (Pernambuco). ;Ele é um capítulo da arte brasileira moderna. Há quem associe a flutuação da pintura dele com a de Marc Chagall. Optei por enfocar ele, por fases. Tem aquela, solar, lírica, com ares surrealistas, nos anos entre 1920 e 1930. Depois, ele representou a decadência de uma classe, com ambientes da família patriarcal;, diz.

Na percepção do diretor, Cícero lançou mão de um imaginário que apreendeu a poesia impregnada no ambiente pernambucano. ;Mesmo no abstracionismo, ele manteve as cores do Recife: na frutaria, nas paisagens vegetais ; tudo aquilo foi esquematizado no geometrismo regional;, pontua Carvalho que, no passado, exerceu a crítica estética, numa coluna de jornal chamada No ofício das artes.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação