;A arte de uma matéria é uma interpretação. Ela não tem relação só com o texto, mas com a sensação que o leitor experimenta ao lê-lo. É um espelho.; É assim que Fernando Lopes define o trabalho de criar ilustrações para matérias jornalísticas. Ilustrador do Correio Braziliense há mais de 20 anos, Fernando foi novamente vencedor no Salão Internacional de desenho para Imprensa (SIDI) de Porto Alegre. Este ano, na 24; edição, ganhou primeiro lugar na categoria Ilustração editorial com a arte Ofuscado.
Além de Fernando, Kleber Soares, ilustrador do Correio há 18 anos, foi distinguido pelo concurso. Com duas menções honrosas, esteve na categoria de Ilustração editorial e caricatura com as obras Viva Piaf! e Adoniran espera o trem das onze.
O concurso do Salão Internacional de desenho para Imprensa é uma premiação que pretende divulgar e promover o trabalho de artistas gráficos não só do Brasil, mas do mundo. Nas 24 edições do prêmio, já participaram ilustradores da China, Turquia, Alemanha, Ucrânia, Estados Unidos e outros países. Destinado a profissionais e amadores, premia as obras publicadas em veículos na categoria Ilustração editorial e as não publicadas nas categorias Cartum, Charge, Caricatura e História em quadrinhos.
Fernando ganhou o prêmio mais de uma vez. Este ano, com a obra Ofuscado, feita para uma coluna de opinião do jornal, acompanhava o texto Ofuscados pela violência. Voltado para crianças de rua, a arte foi feita com técnica de impressões digitais. ;Eu fiz o trabalho no papel, usando tinta e carimbando com as marcas da minha mão e depois passei para o computador;, explica. ;Em muitas obras o Photoshop só entra para dar um toque;, revela.
;O trabalho de ilustrador consiste não em traduzir, mas interpretar o texto e transformar as sensações em uma imagem;, explica Fernando. Na obra premiada, trabalhou de forma abstrata e minimalista o rosto de jovens perdidos para a violência. ;Às vezes na arte, menos é mais. Se você coloca apenas um detalhe pequeno, a imagem tem bem mais peso;. Explica as lágrimas da figura.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.