Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Evento cultural invade Parque da Cidade com ações colaborativas e sociais

Além das ações, o Feira Livre das Boas Ações conta com diversas atrações musicais

O Estacionamento 12 do Parque da Cidade será tomado, neste domingo, pelo evento Feira Livre das Boas Ações. O evento começa às 10h e segue até as 20h. Entre as principais atividades estão previstos shows com atrações locais, como as bandas Almirante Shiva, Rios Voadores, Pé de Cerrado e os projetos Cantigas Boleráveis e Instituto Reciclando Sons, com jovens da Cidade Estrutural, em Taguatinga. Além disso, haverá workshops com temáticas incluindo reaproveitamento de alimentos ministrado pelo Slow Food Cerrado, grafite de bicicletas e hortas urbanas; e painéis de debate sobre cultura colaborativa e profissões sociais.
[SAIBAMAIS]
O festival é promovido pelo coletivo Feira Livre em parceria com o movimento Good deeds day, que ocorre há uma década e, neste ano, tem apoio do Som%2bAr, Picnik e a organização sem fins lucrativos, Atados Brasília.

;Tentamos fazer uma programação bem diversa, quase que de um festival. Fizemos essa parceria com a ONG Atados, que está trazendo para Brasília um evento mundial que promove um dia de boas ações;, conta Artur Cavalcanti, um dos integrantes do coletivo Feira Livre.

Essa será a primeira edição da Feira Livre com um cunho totalmente social. ;A gente sempre tenta colocar em nossas edições, além da feira e da música, oficinas, palestras e experiências infantis, todas voltadas para a cultura. Nesse evento, só unimos a programação e criamos questões ligadas à responsabilidade social;, completa Cavalcanti. Todos os feirantes que participarão do evento terão que doar material escolar ou itens de higiene pessoal, que serão revertidos para ONGs parceiras.

Iniciativa
O coletivo Feira Livre surgiu em setembro de 2014, com a intenção de estimular a economia criativa do Distrito Federal. O evento, que leva o mesmo nome do projeto, tem como objetivo envolver várias frentes artísticas e dar liberdade aos microempreendedores. ;Quando criamos, nós sentíamos que a cidade precisava desta união da população e dos empreendedores. Nossa ideia era criar algo que fosse um presente para os brasilienses;, analisa Artur Cavalcanti.

Desde então, o coletivo, que conta com a participação de 10 pessoas, promove a Feira Livre de forma gratuita para incentivar a produção dos empreendedores brasilienses, enquanto faz um encontro com produtores culturais, DJs, músicos, escritores, artistas plásticos e pessoas ligadas à gastronomia.

Feira Livre
das boas ações

Estacionamento 12 do Parque da Cidade. Domingo, às 10h, com show das bandas Pé de Cerrado, Instituto Reciclando Sons, Carnamakers, Joe Silhueta, Vintage Vantage, Rios Voadores, Almirante Shiva, Cantigas Boleráveis e DJs Feira Livre e Som%2bAR. Além de painéis de debate, praça de alimentação e worshops. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Programe-se
Palco principal
l 10h ; Yoga e Kurup
l 11h ; Yoga e Kurup
l 12h ; Pé de Cerrado
l 13h ; Instituto Reciclando Sons
l 14h ; Carnamakers
l 15h ; Joe Silhueta
l 16h ; Vintage Vantage
l 17h ; Rios Voadores
l 18h ; Almirante Shiva
l 19h ; Cantigas Boleráveis

Painéis de debate
l Feminicidade; Cultura colaborativa; Profissões sociais; e Rua em debate.

Workshops
Reaproveitamento de alimentos (Movimento Slow Food Cerrado)

Grafite em bicicletas (Pimp my bike)

Hortas urbanas (Equinócios: Atividades em comunidade)

Stencil em camisetas (Equinócios: Atividades em comunidade)

Circuitos (Um litro de luz ; Brasil)

Praça de alimentação
Sabores do mundo: gastronomia da diversidade; Food trucks; e Vai Bem Gelados.