Diversão e Arte

'Nunca fizeram nada parecido com Chaves', diz Seu Barriga ao Correio

Ator Édgar Vivar, que interpretava o dono da vila no seriado, estará em Brasília para uma apresentação em 16 de abril

postado em 07/04/2016 14:30

Ator Édgar Vivar, que interpretava o dono da vila no seriado, estará em Brasília para uma apresentação em 16 de abril

Após 35 anos do fim da série, Chaves ainda é um sucesso na televisão aberta. Mesmo sendo reprisado exaustivamente pelo SBT, fãs de todas as idades continuam acompanhando as histórias do menino pobre que mora em um barril. Pórem, o que assusta mais o ator Édgar Vivar, o eterno Senhor Barriga, que tem hoje 67 anos, é a falta de um programa com a leveza do seriado na tevê. Em entrevista ao Correio nesta semana, Vivar critica o fato de não haver algo semelhante ao seriado Chaves. "Mais surpreendente do que Chaves estar há tanto tempo no ar, é que não tenham conseguido criar nada parecido", diz.

Leia mais notícias em Diversão e Arte

"Todas as idades amam Chaves. Os adultos cresceram assistindo ao programa e as crianças são fascinadas pelo animação do seriado", conta orgulhoso. E o ator promete recompensar todo o carinho do público em uma apresentação em Brasília, em 16 de abril. "A única coisa que posso dar em troca a eles é minha presença, meu espetáculo."

Um dos apelidos que Chaves usava para classificar o dono da vila, "velho pançudo", já não cabe mais. Visivelmente mais magro, ele afirma que sua rotina é bastante puxada. "Viajo muito, trabalho muito. Mas nada disso me cansa", relata. A idade parece não atrapalhá-lo: "Quando a gente ama o que faz, nada é difícil."

Ator Édgar Vivar, que interpretava o dono da vila no seriado, estará em Brasília para uma apresentação em 16 de abril

Português

Vivar revelou que, em 2010, fez uma promessa aos fãs de que, quando voltasse ao Brasil, falaria português. "Fiz um curso de idiomas para aprender a língua", conta. Mesmo já estando fluente na língua, ele diz que nunca deixou de estudar para não perder a prática. "Faço aulas esporádicas e leio muitos livros em português, amo a literatura brasileira", fala empolgado sem contar quais autores prefere ler.

Além dos livros brasileiros, o ator também acompanha o noticiário do país e entende que o Brasil "está dividido". Ele usa o menino do barril para dar um recado aos brasileiros que estão sofrendo com o desemprego e com a crise: "Chaves não tinha brinquedos, não tinha família, não tinha nada. E bastava um sanduíche de presunto para ele ficar feliz. Precisamos do otimismo de Chaves, de sua esperança. É por isso que o seriado nunca envelhece", completa revelando um dos segredos do sucesso da série.

Bastidores

O ator se emociona ao lembrar os tempos de gravação do seriado. "Nos divertimos muito. Todos eram muito engraçados dentro e fora dos estúdios. Ramón (Seu Madruga) era divertidíssimo. Sempre dávamos boas risadas", conta.

Vivar também fala sobre o profissionalismo de Roberto Bolañaos, ator que interpretava Chaves. "Roberto não permitia improvisos. Tudo era rigorosamente ensaiado". Ao falar do amigo, que era muito próximo, ele se lembra, saudoso: "Chesperito (um dos apelidos de Bolañaos) era um gênio. Compunha bem, escrevia bem, dirigia bem. Um homem multitalentoso."

Ator Édgar Vivar, que interpretava o dono da vila no seriado, estará em Brasília para uma apresentação em 16 de abril

Serviço
Uma noite com o Sr. Barriga
Com Édgar Vivar em 16/4 (sábado). Os ingressos custam R$ 50 (meia) e estão à venda no site da Bilheteria Rápida. No fim da peça, Édgar responderá perguntas da plateia.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação