Até o dia 28 deste mês, o CineCal, da Casa de Cultura da América Latina da UnB, recebe a mostra de filmes Conexões religiosas, que aborda questões relacionadas a crenças e preconceito religioso com oito produções de países como Brasil, Portugal, Marrocos, Líbia e Polônia.
O CineCal é conhecido, desde 2008, por promover mostras de filmes com temáticas variadas, além de atender ao gosto brasiliense por filmes fora do circuito comercial e preparar público para os temas das mostras seguintes ligando a temática dos filmes.
Essa preparação é importante para o público, segundo Tom Maranhão, coordenador de cinema do local. ;É importante ter esta ligação temática na medida em que você vai vendo que o comportamento humano também tem sempre uma ligação de um fato com o outro;, explica.
No mês de março, o Cinecal realizou a mostra Intolerância e ódio tratando do tema na na sociedade por questões étnicas, de classe e políticas, que se ligava à mostra do mês de abril, sobre as manifestações religiosas no mundo. ;Tanto a mostra do mês de março quanto a de abril refletem o comportamento humano atual no Brasil e no mundo, que é a intolerância política e religiosa;, explica Tom.
O coordenador buscou uma programação com títulos que abordavam as diversas religiões. ;Eu coloquei filmes de manifestações religiosas de diversos lugares para abordar todos e mostrar que as coisas devem existir pacificamente;, explica Tom Maranhão.
A matéria completa está disponívelaqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.