Diversão e Arte

Cantor portelense Monarco é atração do restaurante Santa Fé nesta quarta

Nome ilustre da Portela se apresenta pelo projeto Clube do Samba com sucessos da carreira

Irlam Rocha Lima
postado em 12/04/2016 07:31

Monarco: integrante da Velha Guarda da Portela cantará clássicos do gênero

Convidados ilustres têm participado das reuniões do Clube do Samba de Brasília em seus quase 40 anos de existência. Os primeiros foram o violonista Raphael Rabello e a irmã, a cavaquinista Luciana Rabello, que, a convite de Carlos Elias ; criador da instituição ;, se apresentaram na inauguração, em 1978, no Teatro Galpãozinho.

No mesmo ano, quem marcou presença foi ninguém menos que Paulinho da Viola. "Ele tinha vindo à cidade para um show no Teatro da Escola-Parque e, logo depois do encerramento, foi até o Galpãozinho e deu uma canja para a plateia que superlotava o pequeno teatro, sendo aplaudidíssimo", recorda-se Carlos Elias, ex-integrante da ala de compositores da Portela.

O Clube do Samba que retomou as atividades em março último, no bar e restaurante Santa Fé (região dos condomínios do Jardim Botânico), passa a ter reuniões mensais. Na segunda delas, marcada para esta quarta (13/4), às 20h, a atração é outro ilustre portelense, o cantor e compositor Monarco, acompanhado pelo grupo Sambrasília, formado por Dudu Sete Cordas (violão), Nelsinho Serra (cavaquinho), Márcio Bezerra (sax, flauta e clarinete), Guto Martins e Kadú Nascimento e Júnior Viegas (percussão), Breno Alves, Célia Rabelo e Teresa Lopes (vocais).

[SAIBAMAIS]"Eu conheci Monarco no início dos anos 1970, quando entrei para a Portela. Ele costumava ir à escola, em Madureira, nos fins e semana. Lá, os compositores se reuniam para trocar ideias e mostrar sambas que haviam composto. Novato, absorvia aquilo que era dito e cantado por nomes como Alvaiade, Candeia, Casquinha, Chico Santana, Manacéa e Monarco. Atento, aprendi com eles a melhor maneira de fazer samba de terreiro e samba-enredo", lembra.

Serviço
Clube do Samba
Show do cantor e compositor Monarco, acompanhado pelo grupo Sambrasília, quarta (13/4), às 20h, no bar e restaurante Santa Fé (Jardim Botânico). Mesa para quatro pessoas R$ 400 (próximas ao palco) e R$ 300. Não recomendado para menores de 18 anos. Informações: 3427-2312.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação