Após seis anos de sua última apresentação na capital do país ; com o projeto Dionisíacas em viagem, em 2010 ;, a Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona dá vida à peça radiofônica de Antonin Artaud (1896-1948) e possibilita que o público brasiliense viva a experiência teatral criada pelo grupo nascido na capital paulista. Pra dar um fim no juízo de deus chega a Brasília em um momento de efervescência política, trazendo o grupo que tem entre suas características essenciais utilizar a arte e o teatro para fazer o público pensar, refletir e questionar temas sociais e políticos.
A peça foi encenada pela primeira vez no Brasil há 20 anos e esteve em cartaz em São Paulo, na própria sede do grupo, em 2015. Vale lembrar que o Oficina, com sua reconhecida importância história para o teatro brasileiro, colocou-se ao longo dos anos, desde seu surgimento, em 1958, como uma fonte de efervescência e revitalização das artes cênicas no país. Zé Celso, único remanescente da primeira leva de criadores da trupe, volta à cidade como ator e diretor.
Roderick Himeros, 29 anos, faz parte do Oficina há sete anos, quando, ainda estudante de química, começou a carreira profissional no teatro. Ele destaca que na época em que o projeto da peça foi escrito, a efervescência política ainda não se mostrava tão intensa quanto a atual, no entanto, o texto possibilita que sejam criadas fortes conexões com essas questões.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.