Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Documentário da cidade fica entre os oito melhores filmes, no Colorado

Filme de Jorge Oliveira e Pedro Zoca fez sucesso, nos EUA, ao tratar da figura da psiquiatra Nise da Silveira

Com direito a dupla exibição no Vail Film Festival (Colorado, Estados Unidos), o longa brasiliense Olhar de Nise foi distinguido entre os oito melhores títulos do evento. Sob aplausos entusiasmados, marcados em dois momentos da projeção, o longa dirigido por Jorge Oliveira e Pedro Zoca (também filho do codiretor) se afirmou, em meio à apresentação de outros 67 títulos.
Único representante brasileiro no evento, o filme só não levou prêmios, uma vez que o Vail Festival confere apenas duas láureas: melhor filme de ficção (atribuído a Opening night film) e melhor documentário (em que o palestino Speed sisters desbancou a fita candanga). No conjunto de filmes mostrados, até domingo passado, uma dúzia integrava o bloco de documentários produzidos em países como os Estados Unidos, a República do Congo, o Japão, Cuba e a Islândia.
Olhar de Nise, que contou com empenho de profissionais de Brasília, como Dirceu Lustosa (na finalização do longa), Andrey Hermuche (direção de arte) e André Laven;re (fotografia), grosso modo, apresentou para muitos integrantes do público a alagoana Nise da Silveira, psiquiatra renovadora de métodos de tratamento de doenças mentais, ao longo de décadas no Brasil.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.