Diversão e Arte

Projeto nacional de teatro chega em Brasília com foco em adultos e crianças

Circuito Nacional de Teatro vai distribuir 20 mil ingressos para escolas públicas e instituições sociais

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 14/04/2016 07:30

A Cia. Setebelos, a presença brasiliense na festa do teatro:  comédia improvisada

A primeira edição do Circuito Nacional de Teatro passará por Brasília, Belo Horizonte ,Salvador Bahia e Goiânia e levará ao público uma atração local em cada etapa de apresentação. Aqui no Distrito Federal, os espetáculos Single singers bar, Palavra de mulher e o Stand up show da brasiliense Cia. de comédia Setebelos farão parte do evento, que contempla o público adulto e o infantil. A iniciativa tem por objetivo investir na formação de plateia para o teatro e vai distribuir um total de 20 mil ingressos para alunos de escolas públicas, instituições sociais e grupos de ensino supletivo que executarem ações de conscientização ambiental. A proposta desta edição é ampliar o acesso ao teatro fora do tradicional eixo Rio-São Paulo e os espetáculos selecionados trazem estilos diversos, passando por drama, comédia e aventura.

Silmara Deon, curadora do Circuito e produtora cultural em São Paulo, acredita que projetos como este são importantes, principalmente, para incentivar a cena teatral local, de diferentes cidades do Brasil. A produtora afirma que é importante levar essa criação teatral para fora das cidades que tradicionalmente integram o meio, sendo elas, principalmente, Rio de Janeiro e São Paulo. ;Esse ano é a nossa primeira edição e queremos focar nessa questão de incentivar os grupos locais, dar força e visibilidade para os artistas de cada cidade. Outro ponto muito importante é o acesso de estudantes da rede pública aos espetáculos e aos teatros, espaços que muitas vezes eles não costumam frequentar;, declara Deon.

A curadora destaca que o idealizador do projeto, Cláudio Cruz, queria que essa iniciativa pudesse reverberar em outros campos e optou por entregar os ingressos para escolas que desenvolvessem ações ambientais, incentivando que essa reflexão em relação ao ambiente se transformasse em ingressos. ;Em Belo Horizonte, selecionamos um espetáculo infantil, O que mora no escuro, que é todo feito de cenário reciclável; queremos focar em mais iniciativas como essa nas próximas edições;, conta.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação