Diversão e Arte

Artista Renato Rios se despede de Brasília com exposição 'Conselhos'

Ele deixa a capital, depois de oito anos, e se muda para São Paulo

Renata Rios
postado em 18/04/2016 07:30
O artista plástico Renato Rios em seu atelier: exposição com 80 obras, numa mixagem de desenho e pintura
O artista plástico Renato Rios é um dos jovens nomes que se destacam na cena artística da capital. Este mês, ele faz sua última exposição na cidade antes de se mudar para São Paulo, onde fará uma residência artística de dois meses e depois pretende tentar a vida por lá. Com apenas 26 anos, ele coloca em suas telas traços diferenciados que evidenciam a técnica de pintura. Mas o trabalho vai muito além de calculadas pinceladas. Ele procura tocar, cada pessoa à sua maneira, com suas obras. ;Eu faço arte tentando entender o interior do homem e o meu próprio interior;, explica o artista. Para ele, a arte ocupa uma posição de se direcionar a um lugar no ser humano muito mais profundo do que acessamos normalmente: ;A arte tem esse poder;, afirma.

Ele também se mostra dinâmico, se arrisca por várias frentes da arte. ;Você aprende um pouco em cada tipo de arte. Os trabalhos acabam criando um lugar-comum;, pontua. Entre as formas que o artista estudou estão: pintura, desenho, escultura, tatuagem e calco gravura. Dentro de cada técnica, ele encontra particularidade: ;Meus desenhos trazem uma coisa mais lírica, uma coisa de sonho. Já a pintura tem uma coisa mais formal, rigorosa e estruturada;, revela.

Para a exposição, o artista promete cerca de 80 obras, entre trabalhos novos e obras guardadas por ele ao longo de sua jornada, desde 2008. ;Essa será uma exposição mista de desenhos e pinturas. Deverão ter cerca de 30 trabalhos novos expostos;, afirma. Segundo ele, essa exposição é também uma despedida. É sua forma de fechar um ciclo aqui na cidade. Para a inauguração, que será nesta terça-feira (19), o artista convidou os violonistas Gabriel Strauss e Ely Janoville, do Duo Strauss-Janoville, para um pocket show.

Conselhos
De 19 ao 30 de abril, na QMSW 2, conjunto B, lote 11, Setor de Oficinas, Sudoeste. Telefone 8158-3989. Aberto todos os dias, das 12h às 20h.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação