O brasileiro Mauricio Lima, fotógrafo do jornal The New York Times, ganhou na segunda-feira (18/4), com outros três colegas, o prêmio Pulitzer 2016 na categoria fotografia. O prêmio foi oferecido pela cobertura sobre a crise dos refugiados da Síria, do Iraque e do Afeganistão, que fogem dos conflitos rumo à Europa.
Junto de Maurício, seus colegas Sergey Ponomarev, Tyler Hicks e Daniel Etter, também do The New York Times venceram o prêmio. Outra agênica, que focou no mesmo tema, a Thomson Reuters, também venceu um Pulitzer.
Um dos prêmios mais prestigiados no meio jornalístico e literário, o Pulitzer é entregue desde 1917.
Sergey Ponomarev é um fotógrafo freelancer do The New York Times desde 2012. Antes do Times, fotografou para a agência Associated Press como membro oficial da equipe.
Tyler Hicks é um fotógrafo sênior do The New York Times. Começou sua carreira no Times em 1999 no Kenya, fotografando histórias no leste e oeste da África. Depois do ataque de 11 de setembro, Hicks viajou para o Afeganistão para cobrir os conflitos do país.
Daniel Etter também é freelance no The New York Times. Ele também contribiu para o Time Magazine, Newsweek, Al Jazeera America and Süddeutsche Zeitung Magazin.