O jornalista Joaquim São Pedro lança nesta terça-feira (19/4) seu primeiro romance Móvel é o passado. O escritor estará a partir das 19h no restaurante Feitiço Mineiro recebendo convidados para noite de autógrafos.
Joaquim é mineiro e mora na capital há 20 anos. Além do recente Móvel é o passado, já publicou Carugurací ; Cidade Solidão e o livro de contos Amor de BR. Seu terceiro livro será lançado pela Outubro edições, editora de Brasília, recém criada pela jornalista Clara Arreguy.
O livro conta a saga de um recém aposentado, funcionário público, que antevendo a monotonia da vida de pijama resolve dar um tempo à vida de pequeno burguês que leva na Capital Federal, para retornar à cidade natal, no interior de Minas Gerais. Só que se passaram quarenta anos desde que Ronaldo, depois de viver uma tragédia pessoal, partiu sem se despedir de ninguém. O que ele descobre no reencontro com suas origens, com sua terra, é que o passado que ficou arquivado na memória não é aquele que ele tem para si.
[SAIBAMAIS]Trabalhando com as inquietações da idade e o constante remoer do passado, o livro trabalha bem os fatos cronológicos. "Acho que as pessoas que gostam de ler uma história, bem cronológica, com princípio, meio e fim vão gostar", diz Joaquim.
"Procuro mostrar com esse texto, que é pura ficção, que às vezes não nos damos conta de como aquilo que vivemos, em determinado momento de nossas vidas, pode perder a importância para a gente, mas que conserva importância e influência muito grande para pessoas que sequer imaginamos que ainda existam ou que se lembrem de nós", conclui.