Diversão e Arte

Rede do Bem: Projeto oferece atividades artísticas na Cidade Estrutural

As crianças e os adolescentes são atendidas no horário contrário ao turno escolar de segunda a sexta-feira

postado em 26/04/2016 07:30

[FOTO1]

Localizado na Cidade Estrutural, o Coletivo da Cidade é uma associação que atende 200 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 15 anos. O objetivo do grupo é ajudar no desenvolvimento do papel social dos participantes por meio de atividades artísticas e educativas. Além disso, ele oferece capacitação profissional e um espaço de convivência para a comunidade.

As crianças e os adolescentes são atendidas no horário contrário ao turno escolar de segunda a sexta-feira. Juntos aos educadores sociais, eles participam de oficinas artísticas, como violão, artes, literatura, artesanato, break e desenho. E os trabalhos não ficam só dentro do espaço. Os participantes fazem algumas intervenções na cidade, como grafite e revitalização de áreas como o Beco da Esperança. Além disso, eles se apresentam para a comunidade em eventos organizados pela associação.

Mas o Coletivo também atua na formação educativa e oferece aulas de informática, inglês, francês, espanhol, rádio, leitura crítica e xadrez. A iniciativa permite que os participantes tenham apoio pedagógico e estimula o desenvolvimento de potenciais e dificuldades.

Considerado um ;projeto de vida; para a coordenadora pedagógica Jackeline Sousa, o Coletivo da Cidade surgiu em 2011 com minicursos para a comunidade. As atividades eram voltadas para crianças e adolescentes em horários específicos e a ideia cresceu à medida que conquistou apoio. Mas a Cidade Estrutural não foi escolhida por acaso. Segundo Jackeline, as atividades começaram com ;um grupo de voluntários que já tinha uma história com o local por ter atuado em outros espaços da cidade, e isso foi ganhando corpo;.

A matéria completa está disponível aqui. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação