Diversão e Arte

Independence day e Blade Runner ganharão continuação no cinema

A indústria cinematográfica aposta nas sequências de filmes que fizeram sucesso no passado

Alexandre de Paula
postado em 26/04/2016 07:30

Independence day: o ressurgimento ganha sequência ainda neste ano

Produzir, anos depois, a sequência de um filme que fez sucesso no passado envolve uma série de riscos. A continuação pode não estar à altura do longa que a gerou, o contexto em que a franquia fez sucesso já não é mais o mesmo e os fãs fervorosos podem detestar o caminho que a produção tomou. Apesar de todos esses riscos, a indústria do cinema parece estar disposta a tentar lotar salas e rechear os cofres com os rendimentos milionários que as sequências podem gerar. Lançamentos recentes e outros previstos para 2016 e os próximos anos são uma confirmação de que histórias do passado ainda podem render muito, ao menos para as produtoras.

;Os interesses comerciais prevalecem. Se um filme faz excelente bilheteria e uma sequência dá continuidade a esse sucesso comercial, a tentação de se obter lucro com um terceiro, quarto ou quinto episódios acaba sendo grande. Aposta-se na ;fidelização; do público, e isso faz todo o sentido no contexto do cinema industrial;, aponta o professor e pesquisador de cinema da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Alfredo Luiz Suppia. O especialista ressalta, no entanto, que quanto maior a possibilidade de lucro, maior também será o risco envolvido na produção.

Lançado em 1996, Independence day é um dos filmes que ganhará uma sequência em 2016. Ficção-científica, a película original mostra a Terra atacada por alienígenas e narra a última oportunidade de contra-ataque dos humanos, que ocorre em 4 de julho, dia da independência americana (daí o título). Dirigido pelo alemão Roland Emmerich, o primeiro filme teve Will Smith no papel de um dos principais personagens.

Com estreia prevista para 23 de junho deste ano, a sequência narra um novo ataque alienígena aproximadamente 20 anos depois do retratado no primeiro filme. Para os aliens, no entanto, as duas décadas foram apenas duas semanas de viagem no espaço. Emmerich segue na direção, mas Will Smith é uma das baixas. O personagem do astro não estará no novo Independence day.

A matéria completa está disponível aqui. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação